Deputado apresenta projeto para prevenção de atentados em escolas e creches

PUBLICIDADE

Para evitar tragédias e atentados no estado da Paraíba, a exemplo do que ocorreu em Blumenau, Santa Catarina, na última quarta-feira (05), o deputado estadual Michel Henrique (Republicanos), apresentou um projeto de lei que amplia a segurança nas escolas e creches, em um trabalho conjunto com a comunidade escolar, poder público e sociedade.

No PL apresentado, o deputado estabelece o acompanhamento e a avaliação da eficácia de medidas adotadas em matéria de segurança escolar; a concepção de instrumentos, procedimentos e rotinas que contribuam para a resolução de problemas de segurança identificados pelas escolas; a participação da comunidade escolar nas definições das políticas e ações locais de segurança; planejamento e a execução simulada de reações a situações de emergência que possam ocorrer nas escolas; acompanhamento de experiências e de modelos de programas e ações de segurança escolar em execução em outros entes da Federação e no exterior; prevenção e o desenvolvimento da cultura da não violência; a realização periódica de diagnósticos da situação de segurança das imediações dos estabelecimentos de ensino.

“Cada vez mais frequentes são as noticias de atos de criminalidade e atentados praticados em ambientes de ensino no Brasil e no mundo. Em inúmeras instituições públicas de ensino, a violência manifesta-se por meio de ataques repentinos. Isso sem mencionar as agressões verbais e a violência físicas praticadas contra professores, diretores de escolas e servidores em geral, que são cada vez mais, constantes e rotineiras. Portanto, se faz necessárias atitudes e intervenções urgentes para prevenção de atentados iguais ao que assistimos estarrecidos em Blumenau”, disse o deputado.

Veja os principais pontos do Projeto

A ação do Poder Público na efetivação da segurança escolar compreende, dentre outras medidas:

A intensificação dos serviços de fiscalização do comércio existente nas imediações das escolas, coibindo a comercialização de produtos ilícitos ou de acesso proibido à criança e ao adolescente, em especial o álcool; a adequação dos espaços circunvizinhos às escolas, de modo a não causar insegurança nos seus interiores, com a participação de órgãos públicos e de instituições da iniciativa privada em parcerias criadas para esse fim; a repressão intensificada aos jogos de azar nas imediações das escolas.

A ação da escola para a plena efetivação desta lei deve compreender:

Colaborar com as autoridades locais para fornecer informações atualizadas sobre possíveis ameaças; Promover campanhas de conscientização sobre a segurança escolar para alunos, pais, responsáveis, professores e funcionários; Incentivar alunos a relatar imediatamente qualquer atividade suspeita ou ameaça à segurança escolar; Fornecer recursos educacionais para ajudar os alunos, professores e funcionários a identificar e lidar com situações de bullying, assédio e violência; Trabalhar em colaboração com a comunidade para promover um ambiente escolar seguro e saudável.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da PB sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

24 de novembro de 2024

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024