Deputado da Paraíba defende resgate de projeto para incluir Ramal da Transnordestina ligando Cabedelo ao Ceará

PUBLICIDADE

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos/PB) defendeu, nesta segunda-feira (09), o resgate do projeto que visa incluir um Ramal da Ferrovia Transnordestina ligando o Porto de Cabedelo até o eixo principal da Transnordestina no município de Barro (CE), passando pelos municípios de Pombal, São João do Rio do Peixe, Sousa e Cajazeiras.

A proposta foi apresentada pelo parlamentar em 2011, quando ocupou o cargo de senador da República. “O atual cenário é propício para concretizarmos através da inclusão do trecho paraibano”, disse o deputado.

A propositura voltou ao debate depois que o Governo Federal anunciou um aditivo de R$ 3,6 bilhões, através do Novo PAC, para dar prosseguimento às obras da Transnordestina no estado do Ceará. “Precisamos nos unir e lutar para que a Paraíba seja incluída nesse projeto através do Ramal que ligará o Porto de Cabedelo ao estado do Ceará, facilitando o escoamento da produção e transporte de passageiros de forma rápida e segura. A Paraíba não pode ficar de fora”, afirmou o deputado.

Wilson Santiago destacou a importância de resgatar a Malha Ferroviária da Paraíba, que tem o melhor traçado do Nordeste. “È um projeto que irá proporcionar um desenvolvimento econômico extraordinário para todas as regiões da Paraíba, com geração de empregos e novos negócios. O projeto da Transnordestina abrange os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. Por que a Paraíba ficar de fora?”, indagou o deputado.

“Com certeza, poderíamos ter menor número de caminhões deteriorando nossas rodovias, o número de acidentes seria bem menor e muitas vidas seriam poupadas se as políticas de transporte tivessem priorizado a utilização das ferrovias”, acrescentou.

Sobre a Transnordestina

O projeto da Ferrovia da Transnordestina teve início no ano de 2002 e prevê 1.757 km de extensão, porém apenas 62% da obra foi concluída. O objetivo da Ferrovia Transnordestina é facilitar o transporte de cargas entre os portos de Suape e Pecém, em Pernambuco e no Ceará, ‘margeando’ a Paraíba e o Rio Grande do Norte.

A ferrovia também abrange as regiões de Eliseu Martins (Piauí) e Porto Franco (MA). Recentemente, o Governo Federal confirmou a conclusão do trecho ‘dois’ da obra com 358 km, entre as cidades de Paes Landim e Paulistana, no Piauí, e entre Missão Velha e Acopiara, no Ceará.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Médicos de Bayeux paralisam atividades e denunciam falta de pagamento

A partir desta quarta-feira (11), os médicos de Bayeux, na Grande João Pessoa, iniciaram uma…

11 de dezembro de 2024

Armas de bala em gel geram preocupação e ações de segurança na Paraíba: “Não são brinquedos”

O uso de armas de bala em gel tem se tornado cada vez mais popular…

11 de dezembro de 2024

Após ter nome ventilado para uma das vagas do TCE-PB, Daniella Ribeiro diz estar “extremamente focada” na reeleição ao Senado

Durante sessão realizada na manhã desta terça-feira (11), a deputada estadual Drª Paula (PP) sugeriu…

11 de dezembro de 2024

Vazamento de gás teria causado incêndio em restaurante na Capital nesta 4ª

Um incêndio atingiu uma padaria e restaurante no bairro Cristo Redentor, em João Pessoa, na…

11 de dezembro de 2024

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado e prefeito eleito de Goiânia são condenados por abuso de poder político

A Justiça Eleitoral de Goiânia condenou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e…

11 de dezembro de 2024

Empresa é investigada por extração irregular de minérios em Mamanguape

A Promotoria de Justiça de Mamanguape instaurou, nesta quarta-feira (11), um inquérito civil público contra…

11 de dezembro de 2024