Visando salvaguardar as ações afirmativas para negros, indígenas e pessoas portadoras de deficiência em cursos de pós-graduação em instituições federais de ensino superior, que recentemente foram alvo da Portaria nº 13/2016, do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que tentou derrubar as cotas, o deputado federal paraibano Frei Anastácio (PT/PB) é coautor do projeto de lei 3.438/20 que propõe tornar permanentes essas ações afirmativas.
O projeto de lei tem assinatura de todos os deputados da bancada do PT. “Nossa bancada não podia ficar de braços cruzados vendo tamanha injustiça social sendo feita. A decisão do ex-ministro de revogar as cotas na pós-graduação, nas instituições federais de ensino superior, é uma afronta à uma luta histórica de reparação e inclusão”, disse o deputado.
Frei Anastácio disse ainda que seu compromisso, assim como o do Partido dos Trabalhadores, é lutar para combater as mudanças que o Governo Bolsonaro tem feito que só prejudicam o povo.
“Se Bolsonaro tirar um direito do povo brasileiro, conquistado com muita luta, nós vamos buscar formas de recriar esse direito de forma ampliada. Não baixaremos a cabeça para as injustiças desse Governo Fascista”, comentou.
O congressista lembrou que a política de cota existia desde maio de 2016, criada no governo de Dilma, por ato assinado pelo então ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Além da determinação as cotas, o Ministério da Educação também se comprometia a acompanhar as propostas por meio de um grupo de trabalho. As instituições tinham um prazo de 90 dias para apresentarem suas sugestões.
Redação
Denominada ‘Operação Rastro do Cangaço’ foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28), na Paraíba, Pernambuco,…
Com o objetivo de adequar a explosão de gastos públicos nos próximos anos e dar…
O paraibano pode explorar o aplicativo Preço da Hora – ferramenta que disponibiliza ao cidadão…
Polêmico e que divide as opiniões. Sob protestos, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor autuou duas lojas do comércio da…
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), tem feito…