O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) apresentou requerimento à Mesa da Câmara Federal propondo a criação da Frente Parlamentar Mista em combate à Pirâmide Financeira e Crimes Contra a Economia Popular. O objetivo da medida é criar um debate permanente no Parlamento para encontrar soluções adequadas para esse grave problema.
Segundo Mersinho Lucena, é necessário um endurecimento da lei para aqueles que continuam criando pirâmides financeiras com o objetivo de atacar a economia popular, praticar crimes contra o sistema financeiro, sonegação fiscal, evasão de divisas e outros crimes já previstos na legislação.
“Ao mesmo tempo, essa Frente servirá de canal direto com a população brasileira para que a Câmara do povo seja instrumento de denúncia, averiguação e encaminhamentos legais pra coibir essa prática e ter as punições necessárias para quem pratica esse tipo de crime”, ressaltou o parlamentar.
Mersinho explicou que com a velocidade das informações, cada vez mais o Brasil enfrenta o surgimento de pirâmides em todos os estados brasileiros. “Um problema onde a impunidade tem prevalecido. Bilhões de reais foram investidos por milhões de brasileiros e a punição para esse tipo de crime na maioria das vezes é irrisório”, destacou.
As pirâmides financeiras foram popularizadas na década de 20 nos Estados Unidos pelo italiano Charles Ponzi, que oferecia na época, 50% de lucro em 45 dias, e lesou mais de 17.000 pessoas naquele período.
Os métodos são os mesmos importados de 1920, porém a velocidade e o número de brasileiros lesados aumentam a cada ano em uma proporção avassaladora.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…