Em viagem ao Egito, Ruy Carneiro, da Paraíba, apresentará dados de saneamento, defesa de energia eólica e evento no Nordeste em 2026.
Deputado reeleito pela Paraíba nas eleições de outubro deste ano, Ruy Carneiro, irá a COP27, evento que reúne no Egito cerca de 90 chefes de Estado e será a primeira grande agenda internacional do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito e ainda não empossado.
Além da reformulação da imagem internacional do Brasil, Lula deve se comprometer com metas como desmatamento zero, repressão ao garimpo ilegal e respeito aos tratados internacionais.
Já Ruy Carneiro irá levar para a COP 27, que se inicia no dia 6 de novembro, muito além de apenas discursos baseados nas boas práticas que preenchem o ESG (letras para a sigla em inglês para Environmental, Social e Governance – Ambiental, Social e Governança). O deputado paraibano apresentará dados do cruzamento de como saneamento básico e manutenção de rios melhoram a qualidade de vida da população se atreladas ao respeito ao meio ambiente.
Atualmente, os rioS que cortam João Pessoa apresentam uma alarmante taxa de contaminação de 81% por deposição de resíduos, segundo relatório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Outra plataforma que será levantada pelo parlamentar será a oportunidade do Brasil de sediar a COP30, em 2025, no Nordeste. Lembrando que Lula foi eleito no Nordeste com 69,3% dos votos, segundo o TSE.
“A defesa de que a próxima COP seja sediada no Nordeste conta como ato político de compromisso de uma contribuição significativa aos esforços globais para o enfrentamento da crise climática”, avalia Ruy. “Além de ser importantíssimo para atração de desenvolvimento sustentável para toda a região.”
Há expectativa de que o anúncio de onde acontecerá a próxima edição da COP seja feito até o final do encontro no Egito, que se encerra dia 18.
Assessoria