Deputados aprovam PL que compensa municípios por danos ambientais de empresas de energia renovável

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (22), mais uma sessão ordinária itinerante no Sertão. Desta vez, Santa Luzia recebeu o Poder Legislativo Paraibano. Na ocasião, foram apreciados e aprovados projetos em defesa do meio ambiente, assim como, de valorização da cultura sertaneja.

Para o presidente da Assembleia, o deputado Adriano Galdino, a Casa de Epitácio Pessoa tem o dever de estar próximo à população, ouvindo suas demandas e elaborando legislação que atenda suas necessidades, proteja as particularidades ambientais da região e preserve a cultura do povo. “Somos a Casa do povo. Fomos escolhidos pelo povo. A Assembleia tem estado cada vez mais próxima à população para ouvi-la e contribuir, através de leis, com a melhoria da qualidade de vida do povo paraibano. Ontem estivemos em Patos, e, hoje, estamos aqui em Santa Luzia, aprovando projetos que ajudam a tornar a Paraíba melhor e mais justa para todos do Litoral ao Sertão”, afirmou Adriano.

Os deputados aprovaram por unanimidade o PL 1.160/2023, de autoria do presidente Adriano Galdino e do deputado Alexandre de Zezé, que é de Santa Luzia. O texto estabelece diretrizes para a compensação ambiental de empreendimentos de energia renovável e outros de significativo impacto no ambiente buscando garantir a preservação e a recuperação dos recursos naturais afetados para as presentes e futuras gerações.

Entre as diretrizes estabelecidas no PL pelos deputados estão o estímulo ao fortalecimento da proteção ambiental das Unidades de Conservação, com o estabelecimento de planos e programas adequados às suas necessidades, além de enfatizar ações de compensação nas áreas impactadas pelos empreendimentos visando a recuperação e preservação dos ecossistemas afetados.

“Esta lei obriga as empresas a recompensarem os municípios onde houve o dano ambiental. 70% da verba destinada à recuperação do meio ambiente deverá ficar na cidade que sofreu o impacto ambiental. A matéria tende a evitar que a compensação seja feita em outro estado ou município que não onde houve o dano”, explicou o presidente Adriano Galdino.

SANTA LUZIA

Nesta quarta-feira, os deputados tornaram o município de Santa Luzia a “Capital Paraibana das Energias Renováveis”, após aprovarem por unanimidade o PL 1.321/2023, do deputado Alexandre de Zezé, natural do município. A cidade abriga a infraestrutura do complexo híbrido de energia eólica e solar denominada Parque Chafariz I, II, III, IV, V, VI e VII, que está entre os 10 maiores do país.

Ao lado de São José do Sabugi e Junco do Seridó, Santa Luzia possui ainda o Complexo Eólico Canoas II, III e IV, Lagoa I, II e III, que entraram em operação em 2017. Atualmente, encontra-se em fase de construção o Complexo Solar Santa Luzia, que será o maior parque já instalado no Brasil, constituído por 28 usinas solares fotovoltaicas instaladas em uma área entre as cidades de Santa Luzia e São Mamede.

CULTURA SERTANEJA

Através do Projetos de Lei 1.190 e 1.207, de 2023, foram inclusas no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado da Paraíba, as tradicionais Festas de Santa Luzia, padroeira do município, e de Nossa Senhora do Rosário.

De autoria do deputado George Morais, foram aprovados por unanimidade os PL’s 644/2023 e 645/2023, que reconhecem como Patrimônio Cultural e Imaterial a Festa de São Pedro da Cidade de São Mamede e a Festa de São Pedro da Cidade de São José do Sabugi, respectivamente.

Todas as sessões, reuniões, solenidades e debates realizados pela Assembleia Legislativa da Paraíba podem ser acompanhados pelo povo paraibano através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024