Categorias: Política

Deputados debatem situação do HU e cobram mais recursos

PUBLICIDADE

 Os deputados estaduais ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (26), para debater vários assuntos. Entre eles, a cobrança de melhorias para o Hospital Universitário Lauro Walderley e o registro do falecimento do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o paraibano Luiz Rafael Meyer.

O deputado Janduhy Carneiro (PTN) solicitou da Comissão da Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da ALPB uma visita de inspeção ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Segundo o parlamentar, a instituição encontra-se com 79 leitos fechados, cirurgias complexas canceladas, falta de medicamentos, entre outros problemas.

“A falta de recursos destinados ao HU está causando um déficit de medicamentos, ocasionando o fechamento de leitos, cancelamento de cirurgias e falta de medicamentos. Por mês, o HU recebe 1,3 milhão do Ministério da Saúde, uma quantia extremamente escassa, faltando recursos para a alimentação, medicamento, materiais médicos, entre outros. É uma situação caótica”, lamentou.

 

Viaduto do Geisel

O líder da bancada do governo, Hervázio Bezerra (PSDB), comemorou, na tribuna, a iminência da liberação da obra do Viaduto do Geisel, em João Pessoa. Segundo ele, o superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa e técnicos do DNIT da Paraíba se reuniram nesta quarta-feira (13), com o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT Nacional, José Florentino Caixeta, para discutir o projeto de construção, orçada em R$ 25 milhões.

“Só quem sabe o que o problema do trânsito quem é compelido a passar por aquele local no horário de pico. E o principal acesso ao nosso município e quem vem do interior passa horas e horas esperando sair daquele local. O tema mais debatido na última campanha foi à mobilidade urbana e também já temos o Trevo de Mangabeira sendo executado. É um avanço grande”, pontuou.

 

Enfrentamento a violência contra a mulher

Gilma Germano (PPS) fez uma referência a 22ª edição da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero. “Um marco na trajetória de luta das mulheres pelo direito a uma vida sem violência. É uma campanha tímida ainda no Brasil, mas a proporção do nosso problema da violência é grande e nós podemos combater isso, depende apenas de nós”, disse a deputada.

Ela ainda convidou os colegas de parlamento a participarem de sessão especial da ALPB, nesta quinta-feira (28), às 14h30, em comemoração ao Dia alusivo à Eliminação da Violência contra a Mulher. A propositura é da deputada Iraê Lucena (PSDB). “Estará presente a CPMI da Violência contra a Mulher, que percorreu 18 unidades federativas, incluindo a Paraíba, e apresentará o seu relatório final”, explicou Gilma.

 

Aniversário de Guarabira

O deputado Raniery Paulino (PMDB) voltou ao plenário, após representar a ALPB durante a 5ª Conferência Nacional das Cidades, encerrada no último domingo, em Brasília. Ele aproveitou para parabenizar a cidade de Guarabira pela passagem dos 126 anos de emancipação política, comemorados nesta terça-feira. “Quero parabenizar a locomotiva do Brejo paraibano, uma cidade pujante, que tem grandes investimentos e comprometida com a economia da Paraíba”, disse.

 

Morte do ministro Luiz Rafael Meyer

Ainda durante a sessão desta terça-feira, o deputado Carlos Batinga apresentou Voto de Pesar pelo falecimento o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Rafael Meyer, ocorrido na noite do último sábado (23), em Recife (PE). O enterro ocorreu no domingo (24), no Cemitério de Santo Amaro, na capital pernambucana.

O ministro Rafael Mayer é paraibano natural do Monteiro (PB). Ele estava com 94 anos, lutava contra um câncer de pulmão e estava internado há uma semana. Era casado com Leide Diógenes Mayer e teve uma filha, Rafaela Diógenes Mayer. Foi prefeito de Monteiro (1944-1945) e ingressou no Ministério Público de Pernambuco em 1945. Era professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Deputado federal Romero Rodrigues faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025

Homem é preso acusado de agredir ex-companheira com tijolada na zona rural de Matinhas

A Polícia Civil da Paraíba prendeu na tarde desta terça-feira (14) um homem acusado de…

15 de janeiro de 2025

Matrículas para alunos novatos da Vila Olímpica Parahyba serão feitas on-line nos dias 22 e 23 de janeiro

A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) realizará, nos dias 22 e…

15 de janeiro de 2025

Procon de Cabedelo segue fiscalizando bares e restaurantes para coibir aumento abusivo de preços

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cabedelo segue, durante todo…

15 de janeiro de 2025

Cotado para disputar o governo, Cícero comenta visita ao Cariri, mas reafirma foco em JP: “Gesto de gratidão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…

15 de janeiro de 2025

Câmara de Bayeux rejeita projeto que previa verba indenizatória de R$ 7 mil para vereadores

Os vereadores de Bayeux decidiram, por unanimidade, rejeitar o projeto que instituía uma verba indenizatória…

15 de janeiro de 2025