Deputados repercutem renúncia do prefeito de Cabedelo e cobram ações de segurança
O pedido de renúncia do ex-prefeito do município de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho – Luceninha (PMDB), foi o principal assunto debatido pelos deputados estaduais, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quinta-feira (21). Os parlamentares ainda se solidarizaram com a colega licenciada, Daniella Ribeiro (PP), que foi vítima de um assalto na cidade de Campina Grande e pediram mais ações efetivas de combate a violência.
O líder da bancada de oposição, Anísio Maia (PT), reproduziu no painel do plenário José Mariz foto de Leto Viana (PTN) chegando para a solenidade de posse do cargo ao lado do empresário Roberto Santiago. O parlamentar petista afirmou que a renúncia demonstra a “fragilidade da política paraibana”.
Segundo Anísio Maia, Luceninha precisa tornar público as razões de sua renúncia. “Pode estar acontecendo um verdadeiro estelionato eleitoral. O povo de Cabedelo pode ter sido vendido. Se o shopping de Cabedelo não se concretizar, ficará provado que a renúncia do prefeito não passou de uma grande negociata. Olho neles!”, salientou.
O deputado Janduhy Carneiro (PTN) lamentou o discurso do petista e afirmou que não é cabível a realização de pré-julgamento sobre as razões para a renúncia em Cabedelo. “Até o presente momento, o ex-prefeito [Luceninha] não deu qualquer explicação sobre a renúncia e eu não me atrevo a julgar a quem quer que seja a cerca dos motivos que o fizeram a deixar o cargo. Na função de presidente do PTN, quero transmitir ao prefeito empossado, o companheiro Leto Viana, que ele possa tomar medidas enérgicas e pedir auditoria ao Tribunal de Contas sobre a real situação do município”, disse.
José Aldemir (PEN) foi outro parlamentar a rebater o líder da oposição. Segundo ele, o deputado Anísio Maia fez um juízo de valor prévio, sem fundamento. “Se vossa excelência não conhece Roberto Santiago, eu o conheço de perto e sei da sua conduta e do seu caráter. Ele jamais teria essa conduta de contribuir para a renúncia de Luceninha”, disse e cobrou da bancada petista manifestações de parabéns ao presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, sobre o julgamento do mensalão.
Frei Anastácio (PT) se solidarizou com o deputado Anísio Maia e contra-argumentou o deputado José Aldemir afirmando que o julgamento dos petistas envolvidos no caso ‘mensalão’, no Supremo Tribunal Federal, foi político. “Por isso que a classe política é desacreditada, o que aconteceu foi que quiseram triturar o PT, acabar com o governo Dilma [Rousseff]. Porque as elites desse país não aguentam um governo popular como tem, que mudou a realidade desse país e agora querem jogar para o PT, isso é o que as elites querem fazer, mas nós não vamos aceitar”, disse.
“Tragédia anunciada”
Ainda sobre a renúncia de Luceninha, o deputado Trócolli Júnior (PMDB) afirmou que o caso se tratava de uma “tragédia anunciada”. “Sai o prefeito Lucena e assume um pior do que ele. Quem é de Cabedelo conhece o ex-vereador Leto, um cidadão sem defesa, que faz política como um negócio e que não tem nenhum compromisso público com a cidade”, acusou o peemedebista.
Trócolli ainda prenunciou que a administração de Leto Viana será ruim para o desenvolvimento de Cabedelo. “Deixo o registro público, que a história política de Cabedelo que já é um desastre, com esse que está ai vai ser pior ainda. Será que o prefeito Luceninha renunciou porque estava doente ou cansado ou será que o vice-prefeito Leto não fez uma grande operação para obrigá-lo, persuadi-lo a renunciar o mandato?”, afirmou.
Sucesso ao novo gestor
O deputado Monaci Marques (PPS) fez uma defesa do ex-prefeito Luceninha e desejou sucesso ao novo prefeito Leto Viana. “Durante viagens a Brasília, algumas vezes, encontrei Luceninha e sempre percebi o seu empenho em defender Cabedelo, junto a nossa bancada federal. Não sei os motivos de sua renuncia, mas não cabe aqui fazer juízo de valor. Não conheço o atual prefeito Leto, mas é bom que se frise que todo gestor tem o desejo de fazer o bem por seu município e caberá a população analisar o seu governo”, pronunciou.
Solidariedade a Daniella Ribeiro
O deputado Frei Anastácio também criticou o crescimento da violência na Paraíba e lamentou ocorrência de um assalto a um restaurante de Campina Grande, que teve entre as vítimas a deputada licenciada Daniella Ribeiro (PP). “Nem os deputados escapam mais da violência no Estado. A questão não está mais na zona rural, está nas grandes cidades e é destaque na mídia diariamente. A violência atingiu níveis insuportáveis e algo precisa ser feito e com urgência”, disse.
Carlos Dunga (PTB) foi outro deputado a prestar solidariedade à Daniella Ribeiro (PP) e tecer crítica a falta de segurança que assola os municípios paraibanos. “Poderia ser qualquer outro cidadão a vítima dos bandidos. Essa é uma situação que ocorreu em Campina Grande, que poderia ter sido em João Pessoa ou em qualquer outra cidade. O problema de violência está muito grave, e é nacional”, frisou.
Vital Costa (PP) também se solidarizou com a companheira de partido, Daniella Ribeiro. Segundo ele, o Governo do Estado, por meio de suas forças de segurança, não está conseguindo superar o problema da violência. “É a criminalidade tentando vencer o poder estatal. Esta é uma preocupação de todos nós e precisamos nos unir em favor desse problema”, discursou.
Romaria da Penha
Toinho do Sopão (PEN) destacou a realização da 250ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que ocorrerá a partir das 22h do sábado (23), em João Pessoa. Segundo o deputado, são esperados cerca de 300 mil devotos, durante a caminhada que tem um trajeto de quase 14 quilômetros. O lema deste ano é: “Desde a minha juventude, com fé, eu sigo com Maria no Caminho que é Jesus”, que aborda dois pontos importantes: a juventude, tema da Campanha da Fraternidade; e o Ano da Fé, que se encerra no mês de novembro.
“Pelo terceiro ano consecutivo eu e minha equipe estaremos participando da procissão e faremos a doação de sopa, pão, frutas e água aos milhares de devotos. Esta é uma forma de agradecer a Nossa Senhora da Penha pelas bênçãos alcançadas este ano e durante os 13 anos seguidos em que conseguimos alimentar a tantas pessoas”, disse.
A primeira suplente de vereadora pelo partido Republicanos em Campina Grande, Tatiana Medeiros, divulgou neste…
Uma ação criminosa registrada neste sábado (25) no Centro de João Pessoa deixou diversos estabelecimentos,…
Um acidente envolvendo três veículos foi registrado neste sábado (25) no Centro de João Pessoa,…
O ex-ministro da Saúde e ex-candidato à Prefeitura da capital paraibana, Marcelo Queiroga, anunciou que…
Uma denúncia anônima feita pelo Disque-Denúncia 197 levou a Polícia Civil da Paraíba a prender,…
Uma operação realizada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) resultou em uma das…