Parlamentares paraibanos também demonstram preocupação sobre a abstenção eleitoral, que vem aumentando a cada eleição, com maior ênfase nesse pleito de 2014. Os deputados estaduais Janduy Carneiro (PTN) e Edmilson Soares (PEN), se mostram preocupados com o desinteresse da população na classe política, conseqüentemente, provocando uma abstenção que pode chegar a 20% nos processos eleitorais.
Para o candidato à reeleição, Janduy Carneiro, que sempre destacou em seu discurso na Assembléia Legislativa, o desinteresse da população na classe política, acredita que os políticos que tem comportamento sério pagam pela maioria dos maus políticos que atuam no País.
Ele acrescenta que entende o desinteresse do eleitor pela classe política, mas pede que cada um faça uma reflexão na escolha.
“O que eu peço é que a população faça uma análise de cada candidato, que estudem a história política e o mandato de cada um. Só assim farão uma boa reflexão e escolha”, disse o parlamentar.
Já o candidato à deputado estadual Edmilson Soares, afirma que faz sentido a análise do cientista político José Artigas quando diz que a perspectiva é que um a cada cinco eleitores não depositará o voto nas urnas no próximo dia 5 de outubro.
“A população está realmente com pouco interesse e desanimado com essa eleição, mas vamos continuar trabalhando pelos interesses do povo. A população deve fazer uma boa reflexão sobre o candidato ou partido que pretende eleger”, relatou Edmilson.
Relembre a análise do cientista político
De acordo com José Artigas, a descrença nos candidatos e partidos políticos são fatores que possivelmente podem interferir na presença do paraibano no dia da eleição. “Acredito que isso pode acontecer devido a baixíssima audiência nos programas eleitorais e o desinteresse da população nessas eleições”, explicou Artigas.
Ele acrescenta que o número crescente de abstenções já pode ser constatado nas últimas três eleições passadas. No 1º turno de 2002 os faltosos chegaram a 17,9% e no 2º turno chegou a 18,4% o número de abstenção. Em 2006, o 1º turno registrou 16,3% de ausentes, enquanto que o 2º turno foi de 17,14%. Quatro anos depois o número de abstenção cresceu ainda mais sendo 18,48% no 1º turno e de 19,03% no 2º turno.
Coeficiente eleitoral
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) a quantidade de votos para eleger um parlamentar deverá aumentar em pelo menos 20% em relação às Eleições de 2010 na Paraíba. Entretanto, segundo José Artigas, por causa do aumento de abstenções nesse pleito, haverá uma grande mudança no coeficiente eleitoral proporcional.
Ou seja, de forma prática, se na Assembléia Legislativa por exemplo, um deputado precisaria de 48 mil votos para se eleger, com os faltosos às urnas, esse número pode ser reduzido a 45 mil.
PB Agora