Categorias: Política

Descaso da PMJP: placas e monumentos se deterioram na capital, por falta de manutenção

PUBLICIDADE

Pichações, ferrugem, depredações e sujeira revelam a sombra do descaso e falta de manutenção nos monumentos, tanto históricos quanto contemporâneos, da cidade de João Pessoa. Seja nas rotatórias espalhadas pelos principais pontos da cidade ou no esquecido Centro Histórico, é fácil perceber o abandono das esculturas que deveriam deixar a capital paraibana mais bonita.

 

Um caso recente que retrata essa realidade foi a queda do monumento Revoar, localizado na rotatória do Bessa Shopping, no bairro do Bessa. Na semana passada, devido às chuvas fortes, a obra de arte ganhadora do Primeiro Concurso Público de Obras de Arte Jackson Ribeiro, com visíveis sinais de ferrugem, se desprendeu de sua base e tombou.

 

A obra é do artista plástico paraibano Luiz de Farias Barroso. O artista plástico ganhou o concurso em 2009 e teve seu monumento inaugurado em 2010, durante a gestão do então prefeito Luciano Agra (PSB).

Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Humano de João Pessoa (Sedurb), o motivo do tombamento foi a maresia devido a localidade do monumento e as chuvas fortes que ocorreram durante o período da queda. O diretor de paisagismo da Sedurb, Sérgio Chaves, informou que estava no planejamento da prefeitura revitalizar a escultura antes do ocorrido. “Estava nos nossos planos já restaurar esse monumento do Bessa, inclusive iríamos levar a metalúrgica até lá para efetuar a manutenção”, disse. Ainda segundo o diretor, a escultura foi levada para uma metalúrgica que deverá realizar as restaurações necessárias para a obra ser recolocada na cidade.

 

Por outro lado, o artista criador da obra acredita que o motivo tenha sido a falta de manutenção por parte dos órgãos responsáveis. De acordo com ele, ocorreu um acidente no ano de 2016 na localidade do monumento. O artista explicou que o impacto desestabilizou a base da escultura.

 

“Como meu filho mora próximo do local onde a obra está localizada, ele me informou na época que um carro bateu na escultura, causando um problema na base. É uma peça de 4 metros de altura, com a base abalada ela não suportou”, disse.

 

Apesar do acidente ter ocorrido há quase dois anos nada foi feito para recuperar o monumento durante esse período. Barroso conta que entrou em contato com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) na época, órgão responsável pelo concurso que premiou o artista, mas a informação repassada foi que a prefeitura não poderia fazer o trabalho de revitalização da obra. “A queda foi em virtude da falta de cuidado com a estrutura. Quando solicitei a ajuda para tentar solucionar o problema me pediram uma papelada que, na minha opinião, não seria necessária. Mas eu repassei tudo e eles me informaram que não podiam fazer nada no momento”, comentou.

 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Prefiro meu filho preso do que morto”, desabafa mãe de paraibano preso por tráfico de drogas em Paris após meses de sumiço

Após mais de dois meses de angústia e incerteza, Maria de Lourdes do Nascimento, mãe…

14 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia permanência de Luís Ferreira na pasta da Saúde e criação de secretaria para Saúde Animal

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…

14 de janeiro de 2025

Após receber recursos do Ministério da Saúde, PMCG realiza repasse de quase R$ 4 milhões à FAP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande recebeu na manhã desta segunda-feira, 14,…

14 de janeiro de 2025

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

O setor turístico da Paraíba receberá novos investimentos superiores a R$ 133 milhões entre 2025…

14 de janeiro de 2025

Alerta do Inmet para mais de 60 cidades da Paraíba prevê chuvas intensas e ventos de até 100 km/h; saiba onde

Na tarde desta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo…

14 de janeiro de 2025

Auxílio Moradia: Beneficiários têm até sexta-feira para atualizar cadastro

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), alerta aos…

14 de janeiro de 2025