A Paraíba realizou, nesse sábado (22), o 6º Dia D de vacinação de 2023 em todo estado. Na ocasião, foram disponibilizadas doses contra covid-19 e também as vacinas oferecidas na rotina para crianças, adolescentes e adultos. Neste dia de mobilização foram aplicadas 42.824 doses. A vacina bivalente contra covid-19, oferecida como reforço para todas as pessoas a partir de 18 anos e público prioritário a partir de 12, contemplou 10.998 pessoas.
O Dia D é planejado estrategicamente para acontecer no final de semana, e investe no funcionamento das salas de vacinação e na abertura de postos externos nesta data específica, para facilitar o acesso da população às doses. De acordo com a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, a tática tem funcionado para atrair a população que não pode comparecer aos postos durante a semana.
“Temos tido bons resultados em todos os Dias D. Hoje foram 208 municípios que participaram ativamente e a sociedade tem aproveitado esse momento para ficar imunizada. Foram oferecidas vacinas que protegem contra poliomielite, tétano, sarampo, previnem contra HPV e, claro, a vacina contra covid-19, além de todas as outras previstas no nosso calendário. Lembramos que a vacina bivalente precisa ter seu alcance ampliado, pois só atingiu 15,5% do público-alvo, enquanto a meta é 90%”.
A secretária reforça que, durante a semana, mais de mil salas de vacina estão em pleno funcionamento na Paraíba com oferta de todas as doses que a população precisa para garantir a prevenção de agravos. “Aqueles que precisam atualizar o cartão de vacina, seja com as doses da rotina ou com as doses contra covid-19, devem procurar os postos de sua cidade nos horários convencionais, de segunda a sexta-feira. A Paraíba está abastecida com todas as vacinas e o momento do Dia D, no sábado, é apenas uma ampliação desse acesso que existe diariamente em todos os 223 municípios”, afirma.
Silvany Palmeira, mãe de Maria Isadora, de 3 anos, e de Bernardo, de 5 anos, aproveitou o sábado para levar as crianças até uma unidade de saúde perto de sua casa e conferir as doses que os pequenos precisam tomar. “Faço questão de acompanhar e manter todas as vacinas em dia para deixar os dois protegidos. Fico de olho nas campanhas e, sempre que tem alguma vacina disponível, já organizo o dia de ir ao posto para que eles tomem. Acho que a vacina protege não somente os meus filhos, mas também as outras crianças que convivem com eles. Meu conselho é que todos os pais façam o mesmo, a vacina salva vidas”, apelou.
Além das vacinas oferecidas em campanhas, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê vacinas que protegem contra, pelo menos, 19 agravos e que estão disponíveis diariamente nos postos de vacinação. Nesse sábado, os municípios que mais vacinaram foram João Pessoa, com 2.229 doses; Areia, com 2.068; Sousa, com 1.329 doses e Patos, com 937.
A Paraíba tem intensificado, desde 2022, as ações para ampliar o acesso da população às vacinas e, assim, reconquistar as altas coberturas vacinais. O Projeto Vacina Mais Paraíba é responsável pelas metas alcançadas nas campanhas de poliomielite, em 2022, e de influenza, em junho de 2023 e está concorrendo como finalista no Prêmio Excelência em Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP), na categoria Boas Práticas.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…