Uma está iniciando os primeiros passos na política. A outra já tem uma larga estrada percorrida e acumula experiência e sabedoria. A diferença de idade entre a prefeita mais jovem eleita na Paraíba nas eleições do último domingo (06), e a mais velha é de quase 60 anos.
A prefeita mais jovem da Paraíba, Marina Lacerda, foi eleita aos 24 anos para a gestão da Prefeitura de Santana de Mangueira, no Sertão do estado. Candidata pelo MDB, Marina Lacerda, venceu a disputa contra Francisco do Sindicato (União) com 76,88% dos votos. A nova prefeita teve 2.783 votos, uma diferença de 1.946 votos para os 837 registrados no opositor.
Marina é natural de Itaporanga e possui ensino superior completo. Como ocupação, a prefeita indicou que era professora de ensino fundamental. A candidatura para concorrer à Prefeitura de Santana de Mangueira é a primeira de Marina Lacerda. A nova prefeita nunca tinha concorrido em eleições anteriores.
Com idade para ser mãe de Marina Lacerda, a empresária Aline Barbosa de Lima (MDB) foi eleita a prefeita mais idosa da Paraíba, aos 82 anos. Conhecida como Dona Aline, a empresária foi reeleita prefeita do município de Belém, no Agreste paraibano.
Nascida em 25 de fevereiro de 1942, Dona Aline tem 82 anos, 7 meses e 12 dias. Quando ela nasceu, o município de Belém ainda não havia conquistado sua emancipação política, que ocorreu apenas 15 anos depois, em 1957.
Dona Aline conquistou 57,40% dos votos, superando Mirelly (Republicanos), que obteve 31,80%, e Renata (PSB), que recebeu 10,80%. Ao fim de seu mandato, em 2028, Dona Aline terá 86 anos.
A primeira vez que ela concorreu a um cargo político foi em 2020, ano em que foi eleita prefeita de Belém. Na época, Aline tinha 78 anos e também foi a prefeita eleita mais idosa no estado.
Dona Aline é 58 anos mais velha que Marina Lacerda (MDB), a prefeita mais jovem eleita na Paraíba. A partir de janeiro de 2025, as duas gestoras vão comandar seus respectivos municípios com a missão de trabalhar para corresponder as expectativas dos eleitores de todas as idades.
Severino Lopes
PB Agora
A Polícia Federal indiciou Bolsonaro ao entender que existem elementos que indicam eventual cometimento de…
Em “A geração ansiosa”, o psicólogo social Jonathan Haidt analisa como a infância hiperconectada e…
Na manhã desta sexta-feira (22), a Polícia Militar evitou um feminicídio no bairro Cristo Redentor,…
Na madrugada desta sexta-feira (22), a Polícia Militar de Pombal prendeu um grupo em flagrante…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Antônio Monteiro Filho,…