A presidente Dilma Rousseff desembarcou na manhã desta quarta-feira em Londres para visita oficial até sábado. O principal evento da agenda de Dilma é a participação na abertura dos Jogos Olímpicos da capital britânica. Como representante máxima do próximo país a sediar uma Olimpíada, ela assistirá ao evento ao lado da primeira-dama americana, Michelle Obama. As duas estarão entre a Rainha Elizabeth II, o primeiro-ministro britânico David Cameron, além do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, e o prefeito de Londres, Boris Johnson.
O primeiro evento oficial de Dilma é o encontro com o premiê britânico David Cameron, na tarde desta quarta-feira. Na pauta de discussão estarão temas relativos à economia e ao atual cenário de enfraquecimento financeiro das principais potências mundiais, como Estados Unidos e a própria Inglaterra. Os britânicos veem o Brasil, país emergente em meio ao abalo econômico mundial, como uma boa fonte para novos negócios que podem ajudar a economia local a se recuperar.
Em seguida, Dilma participa do lançamento de uma nova campanha de promoção do Brasil no exterior, capitaneada pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). À noite, a presidente acompanha a apresentação do musical "Operalia", no Royal Opera House.
Amanhã, Dilma faz visita à parte brasileira do Centro de Mídia dos Jogos de Londres, dentro do Parque Olímpico. À terde, participa da cerimônia de inauguração da nova embaixada brasileira em Londres. À noite, Dilma participa de coquetel referente ao lançamento da Casa Brasil, espaço que promoverá o país durante a Olimpíada de Londres, com foco em esporte e cultura. A Casa Brasil é capitaneada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
No dia da abertura dos Jogos Olímpicos, Dilma irá ao quartel-general da equipe olímpica brasileira em Londres. A presidente visitará os atletas no Crystal Palace, local onde boa parte dos esportistas estão treinando. Dilma deverá almoçar com a delegação brasileira.
No final da tarde, Dilma estará no Palácio de Buckingham para uma recepção oferecida pela Rainha Elizabeth, por conta do início dos Jogos. De lá, ela seguirá para a cerimônia de abertura do principal evento esportivo do planeta, que começa às 17h (de Brasília), encerrando sua agenda de compromissos oficiais na capital inglesa. A presidente tem a volta prevista para a tarde de sábado.
TERRA