Categorias: Política

Dilma reforça perfil técnico em postos-chave da área econômica

PUBLICIDADE

 Após a definição do primeiro escalão da equipe econômica, a presidente Dilma Rousseff tem se preocupado em escolher os nomes que comandarão os três bancos públicos, responsáveis por financiar a maior parte dos programas do governo. No horizonte de Dilma, dois funcionários de carreira surgem com chances de presidir o Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Um deles á Paulo Rogério Caffarelli, atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Até o início deste ano, Caffarelli era vice-presidente de Atacado, Mercado de Capitais e Área Internacional do BB, instituição financeira na qual o advogado, com mestrado em Economia começou a trabalhar como menor aprendiz. Atualmente, ele é o escalado pelo ministro Guido Mantega, de saída da pasta da Fazenda, para fazer a interlocução do Ministério da Fazenda com a equipe indicada por Dilma para comandar a política econômica no segundo mandato da presidente.

 

Formado em Direito, com pós-graduação em Comércio Exterior com mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (Unb), Caffarelli foi transferido para a Fazenda para ocupar o lugar deixado por Nelson Barbosa, hoje indicado para comandar o Ministério do Planejamento.

 

Já para presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), o nome mais cotado é do atual vice-presidente de Varejo do BB, Alexandre Abreu, também funcionário de carreira do BB.

 

Bastante ligado a Mantega, no BB Abreu já ocupou os cargos de Diretor de Seguridade, Previdência e Capitalização. Ele foi superintendente do banco em São Paulo, além de gerenciar as unidades de Internet, de Varejo e de Cartões de Crédito do banco.

 

O papel dos bancos públicos acabou sendo um dos temas econômicos centrais da campanha. Para se diferenciar da candidata do PSB, Marina Silva que, em seu programa de governo defendeu a redução da participação destas instituições nos financiamentos, Dilma prometeu o contrário: mantê-los fortes nos financiamentos, principalmente na sustentação dos programas sociais do governo.

 

Entre os programas implantados por Abreu no Banco do Brasil, está o programa de crédito Bom para Todos, implantado em 2012, que oferece linhas específicas a juros mais baixos aos correntistas.

 

Dilma também prometeu manter forte a participação da Caixa Econômica Federal nos financiamentos imobiliários, principalmente das moradias do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. O comando da Caixa, no entanto, ainda está bastante indefinido.

 

O nome da atual ministra do Planejamento, Miriam Belchior é um dos cogitados, de acordo com interlocutores do Planalto. No entanto, na última semana, a possibilidade de Belchior comandar o Ministério de Minas e Energia ganhou mais força. Diante deste cenário, há quem aponte a permanência do atual presidente, Jorge Hereda, como mais hipótese mais provável.

 

O novo desenho da área econômica tem sido fechado em reuniões sucessivas no Palácio do Planalto entre a equipe econômica de transição, formada pelos ministros indicados Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), além dos interlocutores de cada pasta, entre eles o próprio Caffarelli. O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, também tem participado das reuniões. Na última quarta-feira (3), o ministro Guido Mantega também participou das conversas.

IG- foto: ANDRE DUSEK

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024