O relator da CPI das Hidrelétricas, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) quer proibir a construção de novas Usinas Hidrelétricas de Energia (UHE) e de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) em toda a área do pantanal mato-grossense. Se aprovado, o projeto de lei anulará todos os processos de concessão em andamento junto aos órgãos competentes no Estado.
A medida, segundo Dilmar, pretende minimizar os impactos da ocupação humana nesse ecossistema. Estudos apontam que a construção de barragens no pantanal impede que os peixes subam os rios e que os nutrientes da água fluam de um local para outro. Ou seja: prejudicam tanto a desova quanto a alimentação dos peixes. Além disso, a liberação de sedimentos das barragens pode assorear os rios da região, afetando a periodicidade e o volume das águas pantaneiras.
O democrata aponta ainda, o que considera um ‘equívoco’ no posicionamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), que vem emitindo Licenças Operacionais por analisar individualmente o impacto ambiental de cada central de energia, sem ter a visão global dos estragos que todas juntas causariam a esse ecossistema.
"Interesses econômicos não podem sobrepor a sobrevivência do pantanal Precisamos fazer algo antes que todas as usinas propostas estejam construídas, aí ficará mais difícil parar suas atividades", alertou Dal’Bosco.
O parlamentar ressalta que a planície alagada, há tempos, vem sofrendo impactos ambientais com a exploração econômica de seu ecossistema, a exemplo da pesca predatória, das queimadas, a caça de jacarés, a poluição dos rios da bacia do Paraguai, a exploração mineral com garimpos clandestinos que ocasionam a poluição de suas águas pelo mercúrio, culminando com a construção de PCHs na região.
"A produção de energia elétrica pode ser encontrada e produzida em outros ambientes e de outras formas, excluindo-se esse importante bioma brasileiro cheio de vida e de riquezas naturais", ressaltou.
Recentemente o jornal O Estado de São Paulo publicou matérias especiais sobre a temática meio ambiente em seu caderno Planeta. Entre os textos está a matéria "Pantanal na Berlinda" onde se faz o alerta: Instalação de mais de 100 hidrelétricas ameaça ecossistema do Pantanal e pode prejudicar atividade da população ribeirinha.
O assunto também foi destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, que nos dias 21 e 22 de abril publicou matérias com o tema: Hidrelétricas ameaçam equilíbrio da natureza no Pantanal.
"Assisti, emocionado, o depoimento de um ribeirinho reclamando da escassez de peixes em Barão de Melgaço, devido a construção de uma barreira ‘rio a cima’. Na matéria, a declaração dele foi certificada por um cientista de uma comunidade internacional", concluiu Dilmar.
Mídia News
Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…
Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…
Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…
Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…