Pré-candidato à prefeitura de João Pessoa nas eleições de 2024, o deputado federal Ruy Carneiro, do PSC, minimizou a análise do dirigente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, que alertou para uma força ascendente da direita na Capital para as eleições de 2024 e disse acreditar que a polarização existente no pleito de 2022 entre direita e esquerda não irá se repetir na disputa pela sucessão municipal do ano que vem.
Para Ruy, o que deve pesar na balança é o projeto do candidato, a experiência, o preparo e a vontade de fazer pela Capital.
“Na minha leitura o processo político de João Pessoa é um pouco diferente. Eu acho que a atual gestão vai muito mal, existe o que eu chamo de apagão de gestão, uma série de problemas nas mais diversas áreas, e acho que no período eleitoral do ano que vem, no período devido, o cidadão pessoense vai procurar um candidato com um bom histórico, preparado para fazer com que a cidade avance. Essa questão de ser de centro, de centro esquerda, de direita, centro direita, de esquerda, no meu entendimento é um detalhe a menor porque a preparação do candidato, a experiência, o conceito, no meu entendimento, é o que vai falar mais alto no processo eleitoral. João Pessoa precisa de alguém que conheça a cidade, que tenha experiência, que tenha amor pela cidade, que tenha força de vontade em fazer e converse com as pessoas”, asseverou.
Além de Ruy, nomes da direita e também da esquerda já têm se colocado como opção para o eleitorado pessoense. Caso não haja consenso em torno de apenas um nome, a disputa do ano que vem pode redesenhar o cenário de 2020, quando mais de 10 candidatos encabeçaram a corrida eleitoral, levando a disputa par ao segundo turno. Mesmo sendo maioria, os candidatos derrotados pela oposição se negaram a convergir em torno do postulante único – no caso Nilvan Ferreira – que conseguiu a vaga contra Cícero e perdeu por falta de apoios.
PB Agora