DISPUTA INTERNA: enquanto Nonato conta com o apoio de gigantes, Estelizabel ainda só contabiliza nanicos
O que valerá mais? A indicação dos partidos ou a indicação do governador? A resposta a essas perguntas só será respondida após a definição do nome do candidato que vai substituir oficialmente à candidatura à reeleição do prefeito Luciano Agra (PSB), na disputa pela Prefeitura de João Pessoa.
Os dois principais nomes no páreo são fieis escudeiros do governador do Estado Ricardo Coutinho (PSB), são eles: Nonato Bandeira, do PPS, e Estelizabel Bezerra, essa última tem a seu favor a preferência do mago e a filiação ao mesmo partido do chefe do executivo – o PSB.
A ACEITAÇÃO DE ESTELIZABEL
A candidata do governador, pelo menos por enquanto, ainda não contabilizou adesões e apoios que possam fazer a diferença.
Até agora, apenas o PV, o PC do B e o PTN declararam oficialmente apoio ao nome da socialista. Os dois primeiros, o PV e o PC do B, todavia, sequer tem alguma representação na Câmara Municipal, tampouco no parlamento estadual ou federal.
O PTN, apesar de ter o deputado Toinho do Sopão como principal puxador de votos do partido, não tem a simpatia do parlamentar, que também sonha em disputar a vaga de chefe do executivo da Capital.
O PT, apesar de ser grande, ainda está dividido, com parte do partido apoiando uma candiadutra própria, ou parte apoiando o candidato do PSB e uma terceira ala, que corre por fora, simpática ao nome de Nonato Bandeira. Outro que também nasceu grande, o PSD, também está dividido. A vereadora Raíssa Lacerda, por exemplo, apoio a candidata de Ricardo Coutinho, já o deputado Trocolli Junior torce por Nonato Bandeira.
A PREFERÊNCIA POR NONATO
Diferente de Estelizabel, Nonato Bandeira, que foi o coordenador político das campanhas vencedoras de Ricardo Coutinho para PMJP e para o Governo do Estado, é um articulador e agora colhe os frutos da atuação como tal.
Bandeira foi cotado em 2008 para ser vice na chapa de RC, mas foi substituído por Luciano Agra.
Agora, despretensiosamente, recebeu o apoio de oito partidos políticos, tidos como gigantes, com representação nas três esferas do poder, municipal, estadual e federal, contabilizando até mesmo dissidências socialistas, para ser o substituto oficial do grupo governista na disputa da Capital.
Entre os que estão com Nonato destacam-se PPS, PTB, PRB, PTN, PSL, PTdoB, PTC e PR.
Mais recentemente o deputado estadual do PSB, Adriano Galdino, também se manifestou publicamente pró Nonato Bandeira.
DECISÃO
Para o vereador Bira Pereira (PSB), a pré-candidatura de Estelizabel não é um ‘test drive’ e sim uma realidade. Já para o líder do Governo na Câmara Municipal, a postulação de Nonato ao cargo de prefeito é irreversível, porque já conta com o apoio de uma frente democrática formada por oito partidos.
“A candidatura de Nonato está sendo germinada de baixo para cima e não o contrário” avisou o líder.
Márcia Dias
PB Agora
A segurança pública de Santa Rita deu um grande passo nesta quinta-feira (26) com a…
Em entrevista esta semna à Rádio POP, o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) reafirmou seu…
A estreia de O Auto da Compadecida 2 nessa quarta-feira 25 de dezembro, trouxe Chicó…
No Brasil, o número acumulado de vítimas fatais em decorrência da Covid-19 chegou a 714.471…
Quase 5 mil pessoas foram atingidas por ações educativas durante o período da Operação A…
Cinco dias após cometer um crime brutal, o suspeito de assassinar e arrancar o coração…