Categorias: Política

DNIT e CAF apoiam metrô de JP

PUBLICIDADE

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio de seu diretor geral Luiz Antônio Pagot, demonstrou entusiasmo e prometeu encampar a idéia do Projeto TransUrb, do Governo da Paraíba, que inclui a utilização de duas modalidades de transportes de massa, tal qual acontece em diversos países da Europa: um veículo leve sobre trilhos e outro também leve sobre pneus. O sistema integrado vai funcionar inicialmente entre Santa Rita e Cabedelo, utilizando a atual área de domínio da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estabelecendo ramais por João Pessoa e chegando até Cabedelo.

A idéia foi exposta pelo governador José Maranhão, durante audiência nesta sexta-feira (5) em Brasília. Na ocasião, o chefe do Executivo paraibano estava acompanhado do deputado federal Wilson Santiago (PMDB) e do secretário-executivo de Articulação Governamental, Levy Leite. De acordo com Pagot, o DNIT deve entrar no projeto em parceria com o Ministério das Cidades, por delegação de competência, assim como já vem acontecendo em outros Estados da Federação. “O que podemos adiantar é que a proposta paraibana vem ao encontro das preocupações mais contemporâneas das políticas urbanas em todo o mundo”, afirmou.

Por definição, o light rail (veículo leve sobre trilhos (VLT), metrô leve ou ainda erroneamente ‘metrô de superfície’) é uma espécie de trem ou comboio urbano e suburbano de passageiros, cujo equipamento e infraestrutura é tipicamente mais leve que a usada normalmente em sistemas de metropolitanos (metrôs) ou de ferrovias (caminhos-de-ferro) de longo curso. Os sistemas de light rail são normalmente alimentados por eletricidade, havendo também alguns a diesel (como por exemplo o South Jersey Light Rail) e outros que usam um terceiro carril.

No Brasil, o primeiro sistema de veículos leve sobre trilhos foi o VLT de Campinas (SP), atualmente desativado. Também pretendem implantar o sistema algumas capitais nordestinas, tais como Natal e Maceió, além de São Paulo e cidades do ABC paulista, na região Sudeste, e agora a Grande João Pessoa, através do Governo do Estado.

Já o veículo leve sobre pneus (VLP) é um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. Várias cidades do mundo, como Curitiba e Bogotá, adotaram o VLP como um meio de transporte público mais barato de construir do que um metrô, com capacidade de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT), que está em estudo para as capitais nordestinas.

Pouco depois, em audiência com a representante da Corporação Andina de Fomento (CAF), o governador José Maranhão foi informado do interesse da instituição em financiar o empreendimento. De acordo com Moira Paz-Estenssoro, representante da instituição, há projetos financiados pela CAF na Colômbia e até em outros estados brasileiros. “Certamente, o governo paraibano pode contar também para este projeto, com o apoio da CAF”, afirmou.

 

 

Secom-PB em Brasília

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Acidente causa congestionamento no Viaduto do Cristo, em João Pessoa, na manhã desta 6ª

Um acidente de trânsito provocou grande lentidão e congestionamento na BR-230, na extensão do viaduto…

29 de novembro de 2024

Homem é morto a tiros dentro de lava jato no bairro dos Estados, em João Pessoa

Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…

29 de novembro de 2024

Cedmex e NAF não atenderão ao público nesta sexta (29), na capital paraibana

Hoje (29), o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) e o Centro de Dispensação de Medicamentos…

29 de novembro de 2024

Mulher de 23 anos é assassinada a tiros dentro da casa de uma amiga em Pedras de Fogo

Mais uma morte violenta de uma mulher foi registrada pela polícia, na tarde de ontem…

29 de novembro de 2024

Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário

Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única…

29 de novembro de 2024

Homem é assassinado a tiros na comunidade ‘Matança’ na cidade de Cabedelo

Um homem foi assassinado a tiros, na noite de ontem (28), em uma comunidade conhecida…

29 de novembro de 2024