Categorias: Política

Doutor em Recursos Hídricos rechaça racionamento em CG

PUBLICIDADE

A juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública, Ana Carmem Pereira Jordão concedeu tutela antecipada em ação civil pública movida pela Defensoria Pública do Estado e suspendeu o fim do racionamento de água em Campina Grande e 18 municípios. Na última segunda-feira (21), o Governo do Estado anunciou a antecipação do fim do racionamento para esta sexta-feira (25), um dia antes do prazo anunciado anteriormente. Para o doutor em Recursos Hídricos, Janiro Costa, a continuidade da distribuição controlada de água não faz sentido.

Segundo o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Janiro Costa, doutor em Recursos Hídricos, Hidrologia e Hidráulica pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover na Alemanha, não faz sentido continuar com o racionamento, já que, no momento, é tecnicamente possível e não há mais risco.

“As pessoas ficam com medo, falando em segurança hídrica, mas quem está dando hoje segurança hídrica é justamente a Transposição, uma obra que foi feita para isso, para garantir essa segurança. É o que ela está fazendo, está mandando uma vazão até maior do que a gente utiliza, que está permitindo o acúmulo no açude. E foi para isso, para garantir que todos tenham água o tempo todo, que a transposição foi feita”, destacou Janiro.

Para Janiro, não há sentido em continuar com o racionamento. “Eu me manifestei para colaborar e explicar, porque percebi o medo e uma ideia equivocada. O medo é psicológico, não há o que temer. O rio está perenizado, através de bombeamento. Eventualmente pode acontecer um problema de manutenção que interrompa um dia ou dois, mas é um processo normal, como a Cagepa faz interrupções normais e depois retoma o abastecimento normal”.

Segundo o especialista Janiro Costa, é necessário entender que Campina Grande agora está sendo abastecida diretamente pelo São Francisco. “O Açude Boqueirão é só uma questão de nível. Rigorosamente, ele não precisava mais nem subir. Quando ele atingir um nível que permita a saída de água para a distribuição em Campina, não precisa mais nem subir. A água do São Francisco não é para encher Boqueirão, mas garantir e dar segurança hídrica e abastecer a cidade”, argumenta.



PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSDB/PB quer Romero candidato ao Governo em 2026 e estipula prazo para definição do deputado

O presidente estadual do PSDB, Fábio Ramalho, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (29), manifestou…

29 de outubro de 2024

SUCESSÃO: Lira atrasa tramitação do PL da Anistia e gesto é visto como aceno para que PT apoie candidatura de Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em uma ação interpretada como tentativa…

29 de outubro de 2024

Hugo Motta articula PT de Lula e PL de Bolsonaro juntos na disputa pela presidência da Câmara: “Caminharão conosco”

Lançado oficialmente candidato do Republicanos na disputa pela presidência da Câmara nesta terça-feira (29), o…

29 de outubro de 2024

Bancada de Cícero Lucena na CMJP contará com o apoio de 25 dos 29 vereadores eleitos; veja lista

O prefeito Cícero Lucena anunciou que contará com o apoio de 25 dos 29 vereadores…

29 de outubro de 2024

Romero destaca papel de Veneziano e outros agentes políticos na reeleição de Bruno em CG

Um dos discursos mais esperados no dia da reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima (União…

29 de outubro de 2024

JP terá aumento do tempo de integração no transporte público para 90 minutos a partir de sexta-feira

O prefeito Cícero Lucena confirmou, nesta terça-feira (29), o aumento do benefício do tempo da…

29 de outubro de 2024