Categorias: Política

Durante posse do novo superintendente do HULW, autoridades agradecem a Veneziano projeto que garantiu mais recursos para HUs de todo o Brasil

PUBLICIDADE

Foi realizada na tarde desta terça-feira (14), em João Pessoa, a posse do novo Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), médico Alexandre Medeiros. O ato, ocorrido no auditório do hospital, foi realizado com a presença de várias autoridades, dentre elas o presidente em exercício do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Durante a solenidade, toda as autoridades que usaram da fala elogiaram a iniciativa de Veneziano de apresentar o Projeto de Lei Complementar (PLP 72/2024) que inclui, no cálculo de gasto mínimo constitucional em saúde, despesas de custeio e investimento em Hospitais Universitários Federais. Na prática, a iniciativa garantiu uma ampliação significativa nos recursos destinados a estes hospitais.

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou a iniciativa de Veneziano como fundamental para o aprimoramento da atuação dos hospitais universitários em todo o país.

Segundo ele, o projeto de Veneziano “foi fundamental para equacionar um problema gravíssimo de financiamento dos hospitais universitários federais. E agora nós podemos compartilhar os recursos do SUS, nós podemos executar as obras do PAC. Com este projeto de Veneziano, a perspectiva de gestão passou a ser completamente diferente, como, por exemplo, nós podemos qualificar os nosso contratos”.

A reitora da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, professora Terezinha Domiciano, disse que a iniciativa de Veneziano garantirá, não apenas ao HULW, mas a todos os HUs do Brasil, ampliação nas possibilidades de destinação de recursos através de emendas parlamentares.

“O projeto de Veneziano ampliou a possibilidade de os parlamentares, não só da Paraíba, é bom ressaltar, colocarem mais recursos na área de saúde para os hospitais universitários, que podem implementar, cada vez mais, os atendimentos à população. Isso demonstra uma grande sensibilidade do senador”.

45 Hospitais Universitários beneficiados

Ao falar aos presentes, Veneziano agradeceu as referências à sua iniciativa. “Este projeto, já sancionado pelo presidente Lula, garante novas opções orçamentárias e financeiras para o funcionamento pleno dos 45 hospitais universitários brasileiros. Um trabalho conjunto que nós fizemos em 2024 e que teve, ao final, a sanção do presidente Lula. E vamos continuar desta forma, trabalhando em favor de uma saúde pública de qualidade e acessível a todos”.

Também participaram da posse o Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço; os deputados federais Ruy Carneiro e Luiz Couto; além dos demais diretores e profissionais que atuam no HULV.

Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Militar prende, na Paraíba, acusado de homicídio ocorrido no Rio de Janeiro

A Polícia Militar localizou e prendeu, na Paraíba, um foragido da Justiça acusado de cometer…

14 de janeiro de 2025

Governo da Paraíba antecipa liberação R$ 2 milhões para evitar paralisação dos serviços de oncologia na FAP de CG

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), autorizou a liberação de R$ 2 milhões para…

14 de janeiro de 2025

Convocação de aprovados no concurso PB Saúde começa em março, confirma secretário

Os aprovados no concurso da Fundação PB Saúde, realizado em 15 de dezembro de 2024,…

14 de janeiro de 2025

Alerta do Inmet para mais de 60 cidades da Paraíba prevê chuvas intensas e ventos de até 100 km/h; saiba onde

Na tarde desta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo…

14 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia permanência de Luís Ferreira na pasta da Saúde e criação de secretaria para Saúde Animal

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…

14 de janeiro de 2025

PF cumpre em Monteiro busca e apreensão contra suspeito de armazenar pornografia infantojuvenil

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), a Operação Kori, voltada ao combate…

14 de janeiro de 2025