A Paraíba o tempo todo  |

E-Título: apenas 16% dos eleitores paraibanos baixaram o app, afirma TRE-PB

Após o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) extinguir a emissão do Título do Eleitor em papel, o aplicativo E-Título passou a ser o documento oficial para que o eleitor tenha acesso ao seu local de votação nas eleições deste ano.

De acordo com o secretário de Tecnologia da informação do TRE-PB, José Cassimiro Júnior, na Paraíba, menos de 500 mil pessoas baixaram o E-Título. “É um número muito baixo. De um universo de 3,1 milhões de eleitores, e sendo o app agora a via oficial do título, não imprimimos mais o título de papel, é um número que chega a ser frustrante”, afirmou Cassimiro.

Cassimiro alertou que o app não poderá ser baixado no dia da votação e que, além de ser utilizado para votar, o E-Título possui funções que facilitam a emissão de certidões, não sendo mais necessária, em alguns casos, que o eleitor se dirija ao TRE.

– Lembrando que o E-Título não vai ser possível baixar no dia da eleição. O aplicativo é grátis. Está disponível tanto para Android quanto para Iphone, não ocupa muito espaço no seu celular e, além de tudo, você ganha não só o título, você ganha o que chamamos de Cartório Virtual. O eleitor pode imprimir uma Certidão de Quitação, Certidão de Crime Eleitoral, o eleitor pode localizar o seu local de votação e ainda chamar um veículo de aplicativo pra ir até o seu local de votação – disse o secretário.

Sobre a proibição do acesso as seções eleitorais com o celular, Cassimiro afirmou que a medida não é antiga e que o TSE já adota essa ação desde as eleições de 2010.

Essa proibição de qualquer mecanismo que possa quebrar o sigilo do voto é muito antiga. Desde a época da cédula, quando era proibido entrar com máquinas de fotografar nas sessões. A partir da popularização dos smartphones, em 2009, o TSE aprovou uma lei incluindo no rol de proibições os celulares. isso para ajudar os eleitores menos favorecidos que muitas vezes são coagidos a filmarem seu voto para que não sofram nenhum tipo de reprimenda por parte de pessoas que tenham poder de mando sobre ele – explicou.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe