O líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), assegurou que apoia o processo civil aberto pelo Ministério Público Federal contra o banco americano BNY Mellon, com a finalidade de conseguir ressarcimento de R$ 8,2 bilhões ao fundo de pensão dos funcionários dos Correios, o Postalis, e seus beneficiários. “É mais do que justo, dado que as irregularidades cometidas pelo banco resultaram num prejuízo gigantesco aos fundos de pensão”, argumentou o parlamentar.
Efraim Filho foi presidente da CPI dos Fundos de Pensão na Câmara dos Deputados, cujo trabalho auxiliou as investigações policiais – especialmente a Operação Greenfield – sobre as fraudes na gestão dos fundos de pensão. Na ocasião, o líder afirmou que “os fundos de pensão tinham uma regulação confusa, pouca transparência e uma governança frágil, com grande vulnerabilidade”.
De acordo com a ação, o banco, que era a única administradora financeira dos recursos financeiros do Postalis, “praticou atos irregulares que dilapidaram o patrimônio do Postalis e obrigaram os participantes a arcar com uma contribuição extraordinária de 25,98% (além da ordinária de 9%) por 180 meses”. O MPF sustenta que “os investimentos e atos irregulares realizados pela ré em nome do Postalis são a causa da situação deficitária e de verdadeira calamidade financeira em que se encontra o fundo de pensão”.
“Costuma-se dizer que a conta da corrupção é paga pela sociedade”, disse o líder Efraim. “Mas, no caso do fundo de pensão, esse preço vem descontado no contracheque de aposentados e pensionistas”, lamentou.
Redação
Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…
Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…
Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…
Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…