O líder dos Democratas na Câmara Federal, deputado federal paraibano Efraim Filho destacou a votação recente, quando o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou o chamado “distritão” e aprovou a volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais (para deputados federais, estaduais e vereadores). Para o deputado, a volta das coligações proporcionais que sempre existiram e foram proibidas somente nas eleições municipais do ano passado será muito importante para estados de menor porte, onde a ausência delas e um número sempre reduzido de candidaturas geram mais dificuldades para formação de chapas.
“Eu acredito que foi esse argumento que levou a Câmara a aprovar a matéria em primeiro turno. Defendo que as coligações constituem um modelo melhor que o distritão e permitem que as legendas possam sobreviver melhor se unindo umas às outras na composição de chapas”, comentou Efraim.
Para o democrata, a opção que estava sendo colocado, o distritão, era um modelo que estava gerando muitas críticas, muitos problemas, entre eles, o enfraquecimento dos partidos.
Redação