Categorias: Política

Efraim Filho mais uma vez entre os 100 Cabeças do Congresso

PUBLICIDADE

A lista dos “Cabeças do Congresso” é uma indicação dos 100 mais influentes parlamentares do Congresso Nacional, divulgada anualmente há cerca de três décadas, pelo Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar (Diap). Criado nos anos 80. Esta é 8ª vez que o deputado Efraim Filho (DEM/PB) é eleito como um dos mais influentes do parlamento.

Efraim Filho está ente aqueles parlamentares que, investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos, sentam-se à mesa de negociação respaldados para tomar decisões. Efraim foi escolhido como um dos negociadores, normalmente parlamentares experientes e respeitados por seus pares, sabedores de seus limites de concessões.

Em entrevista o deputado Efraim Filho que o Diap define os 100 cabeças do Congresso aqueles que vão além do processo legislativo.

O segundo partido em número de representantes na elite é o DEM, partido dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ), do Senado Federal, Davi Alcolumbre (AP), além dos ministros da Cidadania, Onyx Lorenzoni (RS), e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (MS).

Apesar da pandemia, a bancada federal paraibana conseguiu ocupar cargos de relevância e de liderança este ano simultaneamente.

O destaque maior fica por conta da Paraíba, que emplacou 6 de seus 15 membros da bancada federal na lista dos 100 de todo o Brasil, o que representa mais de 1/3 da bancada, superando praticamente todos os outros estados em termos proporcionais ficando atrás apenas do vizinho Estado de Pernambuco que emplacou 11 de seus 28 parlamentares na lista.

Não é coincidência termos os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP), Efraim Filho (DEM) e Wellington Roberto (PL que são líderes na Câmara, constando na lista. Da mesma forma os senadores Daniela Ribeiro (PP) e Veneziano Vital (PSB). É um reconhecimento ao destaque partidário de cada um e ao protagonismo que exercem em suas ações no Congresso.

O único a figurar na lista que ainda não exerce liderança partidária é o deputado Hugo Motta (Republicanos), mas que já tinha figurado em outras listas anteriormente.

O deputado Efraim neste particular, precede e extrapola essas fases da tomada de decisão no rito de tramitação do Congresso para alcançar a influência da sociedade, das organizações e dos demais poderes interessados na formulação e conclusão das negociações que antecedem a institucionalização das leis.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero trata da liberação de recursos do Governo Federal para JP na área da Educação

Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa,…

26 de novembro de 2024

Nota Cidadã sorteia carro zero quilômetro para compras com notas fiscais em dezembro

Pelo segundo ano consecutivo, o Nota Cidadã terá um prêmio extra no mês de dezembro:…

26 de novembro de 2024

Justiça condena Facebook após ONG de proteção animal da PB perder conta em rede social

O Facebook foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais após uma ONG…

26 de novembro de 2024

Divulgada tabela do Campeonato Paraibano 2025; confira sequência de jogos

Nesta terça-feira (26), a Federação Paraibana de Futebol (FPF) realizou o Conselho Técnico para definir…

26 de novembro de 2024

Polícia Federal indicia deputado paraibano Cabo Gilberto, que reage: “Os ditadores não irão nos calar”

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) foi indiciado pela Polícia Federal e usou…

26 de novembro de 2024

Codevasf anuncia entrega de 15 carros-pipa para enfrentamento da crise hídrica na PB; investimentos somam R$ 8,5 milhões

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para…

26 de novembro de 2024