Representantes da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP) reuniram-se com o líder Efraim Filho (PB), para manifestar preocupação com a liquidez do Plano de Benefício Definido do Postalis (BD Saldado). “Estamos procurando uma solução viável para esse problema, em conjunto com a diretoria da ADCAP”, disse o líder. “Os empregados que contribuíram por tantos anos e depositaram sua confiança nesses benefícios não podem ser desamparados”, reforçou.
O BD Saldado era o plano de benefícios de complementação de aposentadoria para empregados dos Correios. Ele foi substituído em 2008 pelo PostalPrev. Segundo o vice-presidente da ADCAP, Maurício Lorenzo, há estudos para um plano de desligamento incentivado (PDI) de empregados dos Correios que colocaria em risco o limite previsto em estudo atuarial do BD Saldado. Isso significa que, dependendo da quantidade de demissões, o Plano teria dificuldades em cumprir seus compromissos de pagamentos de benefícios.
A Diretoria de Benefícios do Postalis, analisando os impactos da medida, apresentou um parecer indicando que uma adesão próxima a 7 mil empregados já rebaixaria o Índice de Liquidez do Plano BD a um limite abaixo do gerencialmente aceitável. No entanto, o público elegível para o plano de desligamento é superior a 15 mil empregados. “É uma situação delicada, mas deve ser conduzida de forma que não acabe com o sonho daqueles que esperavam ter uma aposentadoria tranquila”, concluiu Efraim.
Redação