A eleição de Zé Costa (MDB) como vice-prefeito de Monte Horebe, no Sertão da Paraíba, chamou a atenção em todo o Brasil. Aos 90 anos, 2 meses e 6 dias, o aposentado se tornou o candidato mais velho do país a ser eleito nas eleições municipais de 2024. No último domingo (6), ele superou todos os concorrentes no quesito idade e fez história ao lado da prefeita reeleita Milena Nogueira (MDB), de 26 anos, com quem divide uma diferença de 64 anos.
Zé Costa, nascido em 1º de agosto de 1934, é engenheiro agrônomo, economista e professor-doutor aposentado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com uma trajetória pública de mais de cinco décadas, ele aceitou o convite de Milena Nogueira para compor a chapa.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), outros 11 candidatos com mais de 90 anos disputaram as eleições de 2024, mas apenas Zé Costa foi eleito. Ele atribui sua vitória à experiência como gestor público, destacando seu profundo vínculo com a cidade. “Há mais de 50 anos, eu vivo a história e particularmente a história política de Monte Horebe. Depois de tantas experiências como gestor público, é para mim um grande prazer contribuir diretamente”, afirmou Zé Costa em um vídeo divulgado nas redes sociais.
PB Agora