A comissão de acompanhamento do processo eleitoral de formação da lista tríplice para o cargo de procuradora-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (biênio 2023/2025) promoveu, nesta sexta-feira (14/07), a apresentação e teste do sistema que será utilizado na votação, no próximo dia 31 de julho.
Participaram da reunião os membros da comissão, o procurador de Justiça, Aristóteles de Santana Ferreira (presidente), e os promotores de Justiça, Cláudio Antônio Cavalcanti e Francisco Lianza Neto; os candidatos ao pleito, o atual PGJ, Antônio Hortêncio Rocha Neto, e os procuradores de Justiça, Victor Manoel Magalhães Granadeiro Rio e João Geraldo Carneiro Barbosa; o procurador Antônio Sarmento; a diretora de Tecnologia da Informação do MPPB, Viviane Queiroz; e o chefe do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas, Carlos Roberto da Silva Júnior.
O procurador Aristóteles Santana agradeceu a presença de todos na reunião e explicou que o objetivo é demonstrar o funcionamento do sistema de eleições que será utilizado, destacando que é muito seguro. Ele explicou que a disposição dos nomes dos candidatos no sistema seguirá a ordem de inscrição, conforme determina o regimento. Também foi informado que a comissão estará presente no auditório da sede do MPPB durante todo o dia até a divulgação do resultado.
Os integrantes da Ditec fizeram a demonstração da ferramenta por meio de uma votação simulada e explicaram a sequência de passos realizados na votação pelo presidente da comissão e pelos votantes e tiraram as dúvidas apresentadas durante a reunião. Também ressaltaram que o sistema já foi utilizado em várias eleições realizadas no MPPB, inclusive na última eleição para lista tríplice ocorrida em 2021.
A eleição
A eleição será realizada no dia 31 de julho, no horário das 8h às 16h. O processo de escolha será realizado por meio de sistema eletrônico web, disponibilizado pela Procuradoria-Geral de Justiça na Extranet, mediante voto secreto e plurinominal de cada integrante da carreira do MPPB. Os três candidatos mais votados comporão a lista tríplice que será encaminhada para o governador do Estado para escolha e nomeação do chefe do MPPB no biênio 2023-2025.