Eleições de 2022 pode sacramentar rompimento dos Ribeiros com os Cunha Lima

PUBLICIDADE

Após várias eleições municipais juntos, os Ribeiros e os Cunha Lima, podem estar prestes a um rompimento político A convivência, aparentemente harmoniosa, e que rendeu a eleição e reeleição do ex-prefeito Romero Rodrigues e a eleição de Bruno Cunha Lima, mudou após o ex-prefeito campinense ser defenestrado da presidência estadual do PSD pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

Essa decisão, tomada às vésperas do fechamento da janela partidária, e portanto, no fim do prazo para a troca de partidos, pode gerar grandes desdobramentos para a senadora Daniella Ribeiro, aliada de Romero, integrante do Grupo Cunha Lima.

O fato é que os Ribeiros se sentiram escanteados pelos Cunha Lima, após contribuírem para a volta do grupo ao poder em Campina Grande. Isso porque, após ajudarem os Cunha Lima em várias eleições, eles não tiveram o apoio de Romero e de Bruno Cunha Lima, a pré-candidatura do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), ao Senado. Romero inclusive, declarou apoio a pré-candidatura de Bruno Roberto (PL), filho do deputado Wellington Roberto.

Nos bastidores da política, alguns colunistas apostam no rompimento entre Ribeiro e Cunha Lima, a partir da mudança do comando do PSD. Adversários históricos, os grupos se uniram no ano de 2004, quando o ex-vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB) foi candidato a prefeito de Campina Grande ao lado Daniella como candidata a vice), sendo derrotado pelo então vereador Veneziano Vital do Rêgo, hoje senador pelo MDB.

Nas duas gestões de Romero Rodrigues à frente da Prefeitura Municipal de Campina Grande, o pai de Daniella e de Aguinaldo Ribeiro, o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro (PP), foi o vice.
A união permanece até hoje, com Lucas Ribeiro, filho de Daniella, como vice-prefeito de Campina Grande. Há quem diga, no entanto, que existem arranhões entre o prefeito e o vice-prefeito. O Progressistas participa do governo com importantes cargos, bem como secretarias – a de Desenvolvimento Econômico e de Obras. Com Aguinaldo Ribeiro como candidato a senador do governador João Azevêdo, a convivência entre os dois clãs campinenses fica quase que impossível; em função das candidaturas a governador, com João e Pedro na disputa.

A não aceitação por parte de Romero Rodrigues para ser candidato a vice na chapa de João Azevêdo, como vinha sendo costurado pelo próprio Gilberto Kassab, pesou na decisão do partido em trocar o comando em nível estadual. Inevitavelmente, a decisão dividiu o PSD que pode sair enfraquecido desse processo, visto que algumas das lideranças do partido, já anunciaram a saída do partido, a exemplo do próprio Romero e do prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima. Essa ala, capitaneada por Romero, já manifestou apoio a pré-candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB) ao governo do Estado e pode está de volta ao ninho tucano.

Teoricamente, a mudança de comando do PSD, e uma provável aliança com o PSB, poderia fortalecer o projeto de reeleição do governador João Azevedo, que teria a garantia de mais tempo no guia eleitoral. No entanto, a Senadora Daniella ainda não confirmou o seu apoio à reeleição de João. Ela ratificou a oposição a João e disse que o foco é a candidatura de Aguinaldo Ribeiro ao Senado, e apoio a pauta feminina.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na terça

A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…

18 de dezembro de 2025

Paraiba aparece em 1º lugar no Brasil como estado com menor custo de energia elétrica

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…

18 de dezembro de 2025

Governador afirma que aproximação de Nabor com lideranças da oposição está sendo tratada internamente

O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…

18 de dezembro de 2025

Branco Mendes minimiza ataques de Tião Gomes contra Pollyanna Dutra

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) minimizou, nesta quinta-feira (18), as críticas pesadas feitas por…

18 de dezembro de 2025

RC afirma que não será convencido por Lula a apoiar candidatura de João Azevedo ao Senado

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), que não será convencido pelo presidente…

18 de dezembro de 2025

Prefeitura no Agreste lança edital de concurso com mais de 130 vagas e salários de até R$ 4 mil

A Prefeitura de Serraria, no Agreste paraibano, publicou edital para realização de concurso público com…

18 de dezembro de 2025