As eleições transcorrem em clima de tranquilidade em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral do Estado com mais de 250 mil eleitores. Nos principais locais de votação, o clima é de normalidade. Muitos eleitores mantiveram o hábito de votarem cedo e chegaram a formar longas filas.Os eleitores de Campina Grande e de outros colégios eleitorais da Paraíba estão se queixando da demora e das filas para votação.
Segundo informações, o processo de biometria, método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas, através da impressão digital, causou a demora para a votação, pois muitos leitores eletrônicos estão demorando a reconhecer as digitais dos eleitores, chegando a ser feitas mais de cinco tentativas. No colégio Raul Córdula localizado no bairro do Catolé, as pessoas tiveram com dificuldades para votar e as filas cresceram no final da manhã.
Há informações também de que na Embrapa, especificamente na zona 73, existe uma grande fila e há lentidão no processo.
A tarde em muitas seções, as filas diminuíram significativamente. No colégio Estadual da Prata, o maior colégio eleitoral da cidade, a movimentação é intensa durante todo o dia. Muitos eleitores foram votar vestidos com a camisa com as cores características de seus candidatos. Outros optaram pelo “voto silencioso” sem dá qualquer pistas do candidato preferido.
De acordo com informações do Fórum Eleitoral Afonso Campos, as eleições em Campina Grande transcorrem de forma tranquila. Até o final da manhã apenas três urnas deram problemas no município e já foram substituídas, sendo no distrito de Galante, e nos bairros de Catolé e José Pinheiro, e uma escola da zona leste teve dificuldades através da identificação biométrica, principalmente com pessoas idosas.
O secretário de Segurança Pública do Estado, Cláudio Lima, disse que em rondas realizadas por ele e pela juíza eleitoral Renata Barros, na manhã deste domingo, 05, tudo transcorria de forma calma e segura.
Desde as primeiras horas, as Tropas Federais estão garantindo a normalidade na cidade. Na cidade, apenas algumas prisões foram registradas de pessoas suspeitas de praticarem crimes eleitorais como tentativas de compra de votos.
Agora a pouco, o comandante da Polícia Militar, coronel Lívio Delgado, afirmou que a votação está correndo com tranquilidade em Campina Grande, havendo, somente, alguns eventos pontuais.
Segundo ele, até o momento, as ocorrências registradas aconteceram durante a madrugada com alguns candidatos que foram flagrados em ações ilícitas.
– As polícias Militar e Civil estão trabalhando em conjunto, com o apoio do Exército. Vamos ter um contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), para orientar as pessoas a não se aglomerarem nos colégios eleitorais e atrapalharem a votação – comentou.
Severino Lopes
PBAgora
A eleição que pode levar o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara…
Durante a solenidade de posse de Eliane Galdino (Republicanos) como prefeita de Pocinhos, o deputado…
Em entrevista ao site Metrópoles o cantor sertanejo e empresário Gusttavo Lima revelou sua vontade…
Tem início nesta quinta-feira (2), o prazo para a confirmação das matrículas nas escolas da…
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa estendeu até o dia…
Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União) exonerou, nesta quinta-feira (02), secretários, diretores de…