Ainda não começou para valer a estratégia de transferência de votos do ex-presidente Lula para Fernando Haddad, que tende a ser o nome que representará o PT nas urnas no dia 7 de outubro na eleição presidencial.
Porém, na Paraíba, a vinda do ex-prefeito de São Paulo ao palanque de João Azevedo (PSB) e a pesquisa Datavox/PB Agora apontando Lula com 53,5% das intenções de voto na liderança isolada do eleitorado Paraibano, fragilizaram o presidenciável Ciro Gomes (PDT) no estado.
Conforme revelou a pesquisa Datavox/PBAgora, Ciro aparece na Paraíba com apenas 3,2% das intenções de voto e terá que suar a camisa para conquistar o eleitor paraibano.
É improvável que o candidato que substitua Lula obtenha menos de 40% dos votos nas urnas da Paraíba, conforme a tendência apontada na pesquisa. Esse percentual pode ser suficiente para levá-lo à condição de mais votado do estado.
Para a maioria dos analistas políticos, em cerca de duas semanas de propaganda na TV e no rádio, será possível medir os efeitos de Lula como cabo eleitoral e sua eficácia como transferidor de votos.
Já Ciro Gomes tem feito duras críticas nos últimos dias contra Fernando Haddad classificando-o com expressões grosseiras como "testa de ferro" e "poste do Lula", o que despertou a antipatia dos eleitores de Lula ao pedetista.
Enquanto Ciro, que insiste nas críticas ao PT, se distancia cada dia mais do eleitoralista lulista na Paraíba e em todo o país, Fernando Haddad segue ganhando espaço como representante legítimo do ex-presidente.
PB Agora
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais