Categorias: Política

Eleitor dá o troco de maneira silenciosa a projetos envolvidos em escândalos na PB

PUBLICIDADE

SURRA DE VOTOS: população dá o troco de maneira silenciosa a três projetos políticos envolvidos em escândalos e desvio de recursos públicos na PB

Pouca gente prestou atenção, porém o resultado no ultimo embate eleitoral em três cidades paraibanas tem uma simbologia especial: a resposta nas urnas dada pela população aos projetos políticos envolvidos na operação Pão e Circo desencadeada pela Policia Federal com intuito de investigar desvio de recursos públicos nos municípios de Solanea, Sapé e Alhandra.
 

Segundo foi possível observar, a resposta da população aos escândalos envolvendo os seus gestores foi tão esperada, que dois dos prefeitos que poderiam disputar a reeleição se quer tentaram ser aprovados novamente nas urnas.
 

Em Solanea, o atual prefeito Francisco de Assis Melo (PMDB) (Dr. Chiquinho) que foi preso na operação se quer disputou a reeleição e viu o seu opositor no último dia, o ex-prefeito Beto Brasil (PPS) sair vitorioso nas urnas, a situação anda tão complicada para Doutor, Chiquinho que a Justiça Eleitoral publicou na última quinta-feira (11) a decisão de cassar o mandato do prefeito e do vice-prefeito e Jucimar Cândido da Costa (PR), sob a acusação de compra de votos nas eleições de 2008. A sentença foi do juiz Osenival dos Santos Costa, da 48ª Zona Eleitoral, que determinou o afastamento do gestor e a realização de eleições indiretas, ou seja, votação realizada entre os vereadores que compõem a Câmara de Vereadores da cidade.Dr. Chiquinho recorreu da decisão e no dia 14 passado, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) concedeu liminar determinando que o prefeito do município de Solânea, Francisco de Assis de Mendes (Dr. Chiquinho-PMDB), volte a assumir o cargo, após de ter tido seu mandato cassado por compra de votos.
 

Outro prefeito envolvido na Operação Pão e Circo que teve insucesso nas urnas foi o prefeito de Sapé João da Utilar (DEM) que não explicou os motivos da sua desistência, mas usou o mesmo argumento do prefeito de Solânea – que também foi preso e também desistiu da reeleição. Ele disse que tomou a decisão de não concorrer à reeleição após uma reunião familiar. João optou pela neutralidade e viu o seu adversário Roberto Feliciano do PSB sair vitorioso do pleito.
 

O caso mais emblemático aconteceu em Alhandra, cidade do Litoral Sul comandada pelo grupo político do deputado Branco Mendes (DEM) que indicou a sua esposa Gorete Mendes (DEM) que tinha como vice Candice, esposa do candidato derrotado nas eleições 2008 Victor Braga. A vitória dada como certa, acabou se tornando numa grande resposta ao prefeito Renato Mendes (DEM) sobrinho de Branco, envolvido na Operação Pão e Circo. O autor da ‘proeza’ foi o empresário Marcelo Rodrigues do PMDB que ao lado do agricultor Cal Lucena obteve 7.256 votos, (54,21% dos votos válidos) numa diferença de mais de 1, 100 votos de vantagem para o palanque do prefeito Renato Mendes, mostrando que quando o povo quer, a melhor resposta é dada nas urnas aos prefeitos e gestores que não honraram com os compromissos de moralidade assumidos com o seu povo.
 

ENTENDA O CASO:
 

A ‘Operação Pão e Circo’ da Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU), e Ministério Público apreendeu no mês de Junho, além de documentos com os envolvidos em esquema fraudulento de desvios de recursos público destinados a eventos na Paraíba, R$ 56 mil, carros importados e nacionais, imóveis, armas sem registro e até uma lancha.

 

As apreensões estavam em poder de 28 pessoas que foram presas durante a manhã em 18 prefeituras paraibanas.

 

Durante a manhã do dia 28 de junho deste ano, cerca de 300 policiais federais, 30 militares, 20 auditores da Controladoria Geral da União e 12 promotores do Ministério Público Estadual estiveram nas cidades de Alhandra, Boa Ventura, Cabedelo, Capim, Conde, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Mulungu, Sapé, Santa Rita, Solânea, e na Capital na sede da Funjope.

 

De acordo com o procurador Geral do Ministério Público, Oswaldo Trigueiros, antes de realizar a operação, foi feito pela Polícia Federal cerca de 40 mil minutos de escutas telefônicas. As investigações apontaram também um superfaturamento dos objetos contratados, a inexistência e documentos forjados para justificar a farsa na contratação de bandas para eventos.
 

As investigações apontaram a participação direta dos prefeitos João Clemente Neto (Sapé), Renato Mendes (Alhandra) e Francisco de Assis de Melo (Solânea), familiares e servidores públicos, além de empresas “fantasmas” que foram constituídas com a finalidade de desviar dinheiro público e fraudar procedimentos de contratação de serviços para a realização de eventos festivos (Ano Novo, São João e São Pedro, Carnaval e Carnaval fora de época, aniversários das cidades, etc.).
 

As fraudes eram feitas em licitações, dispensas e inexigibilidades de licitação, contratos com bandas musicais, montagem de palcos, som, iluminação, comercialização de fogos de artifício, shows pirotécnicos, aluguéis de banheiros químicos e serviços de segurança.
Para o Procurador-Geral de Justiça, Oswaldo Trigueiros a compra de embarcações, casas e locações de carros de luxo na Paraíba apresentam indícios de lavagem de dinheiro.
 

A Operação ‘Pão e Circo’ prendeu os gestores de Solânea, Francisco de Assis Melo (Doutor Chiquinho), de Alhandra, Renato Mendes Leite, e de Sapé, João Clemente Neto (João da Utilar) por envolvimento em fraude nas licitações destinadas a eventos, no dia 28 de junho deste ano.
 

Henrique Lima

PB Agora

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem de 53 anos é assassinado a facadas e tem coração arrancado do corpo em Campina Grande

Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…

21 de dezembro de 2024

Natal e Ano Novo: veja programação de missas e celebrações divulgadas pela Arquidiocese em João Pessoa

Foi divulgada nesta quarta-feira (18), pela Arquidiocese da Paraíba, a programação oficial das Missas de…

21 de dezembro de 2024

PB firma contrato com os Correios para distribuição de medicamentos e insumos nas unidades de Saúde

O governador João Azevêdo celebrou, nesta quinta-feira (19), contrato de prestação de serviços logísticos e…

21 de dezembro de 2024

Banhistas devem evitar trechos de praias do litoral paraibano neste final de semana; saiba quais

Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…

21 de dezembro de 2024

38 pessoas morrem em acidente envolvendo carreta e ônibus na BR-116, em Minas Gerais

Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…

21 de dezembro de 2024

Polo Turístico Cabo Branco terá hotel, vila gastronômica, espaço games, shopping e roda-gigante panorâmica de 80m; veja fotos

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…

21 de dezembro de 2024