O sistema de identificação biométrica do eleitor será testado neste sábado (21) em seis estados brasileiros. Na Paraíba, o município de Pedras de Fogo foi escolhido para experimentar a simulada. A votação será realizada, das 10h às 17h, e devem participar mil e trezentos eleitores de cinco seções eleitorais instaladas na Escola Municipal Valdeci Cavalcanti de Araújo Pereira, situada na Rua Luciano Freire de Medeiros, nº 58, Centro.
Os eleitores que vão participar das simulações nos estados de Alagoas, Goiás, Pernambuco, São Paulo, do Rio Grande do Sul e da Paraíba devem comparecer com documento de identidade e título de eleitor. A intenção é testar os sistemas informatizados da eleição, além de verificar a adaptação, tanto dos mesários quanto dos eleitores, ao novo sistema de identificação.
O presidente, em exercício, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Manoel Soares Monteiro, e membros da Corte Eleitoral, acompanharão à solenidade de abertura da votação simulada na cidade de Pedras de Fogo. O juiz Willian de Souza Fragoso, responsável pela 44ª Zona Eleitoral, acompanhará toda a votação nas seções 11ª, 14ª, 16ª, 18ª e 42ª.
Na Paraíba, no dia 3 de outubro o sistema de identificação biométrica vai envolver 48.152 eleitores, dos quais 31.079 pertencem ao município de Cabedelo, e 17.075 a Pedras de Fogo. Nas eleições 2010, 60 municípios do País estarão utilizando o sistema biométrico de votação. A expectativa da Justiça Eleitoral é de que, em dez anos, todos os municípios brasileiros tenham urnas biométricas.
Redação PB Agora