A deputada federal pela Paraíba Eliza Virgínia (PP) reproduziu em seu Instagram uma fake news a respeito da eleiçõe presidencial que deu vitória a Lula (PT). Na postagem compartilhada pela parlamentar, uma mulher com roupas tradicionais do povo indígena afirma que na sua cidade, Manicoré, no estado do Amazonas, o candidato Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas, não recebeu nenhum voto.
No entanto, conforme mostram os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade teve 8.056 votos a favor de Bolsonaro no dia 30 de outubro. Lula foi o candidato mais votado, com o apoio de 15.172 eleitores.
O vídeo compartilhado por Eliza foi publicado por um corretor de imóveis de João Pessoa. Na legenda da postagem, ele chama o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de “ladrão de votos” e usa a hashtag #brasilwasstolen, em referência a uma suposta fraude eleitoral que teria ocorrido no pleito presidencial. Ele também marca perfis relacionados às Forças Armadas.
Antes da publicação desta matéria, o dono do perfil que compartilhou a fake news privou o acesso ao seu Instagram e não é mais possível ter acesso à postagem.
PB Agora