O deputado baiano Elmar Nascimento (União Brasil-BA) deu sua última cartada para tentar impedir o consenso em torno da candidatura do paraibano Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados. Em uma reunião estratégica com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta terça-feira (10), Elmar buscou convencer o governo a reconsiderar o apoio a Motta. O objetivo do líder do União Brasil é fortalecer a frente formada com o PSD e outros partidos do centro, que preferem uma candidatura alternativa à de Motta.
A movimentação de Elmar e seu aliado Antonio Brito (PSD-BA) incluiu, na noite anterior, um jantar com os ministros Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações), onde firmaram um pacto para manter as candidaturas de ambos até que um consenso fosse alcançado. No entanto, a retirada de Marcos Pereira (Republicanos-SP) da corrida à presidência da Câmara deixou o caminho livre para Motta, que já conta com o apoio do PL, PP e Republicanos.
Agora, Elmar tenta minar esse apoio governista, alegando que Motta, com laços antigos com Eduardo Cunha e proximidade com pautas bolsonaristas, não seria o nome mais adequado para garantir uma relação estável com o Planalto. Essa jogada evidencia o desespero da campanha de Elmar, que busca se distanciar de Arthur Lira (PP-AL) e alinhar-se a forças que possam contrapor a ascensão do deputado paraibano.
No entanto, Motta, até o momento, segue favorito, com o respaldo de uma ampla coalizão que poderia garantir sua eleição como o próximo presidente da Câmara.
PB Agora
A Paraíba registrou excelentes índices de ocupação hoteleira durante o feriado prolongado da Semana Santa…
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária híbrida, nesta quarta-feira…
Nesta quarta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu em favor da obrigatoriedade…
Após ser destaque no ranking da Decolar como um dos destinos mais procurados para os…
Os candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começarão a ser…
A ponte sobre o Rio Cuiá, que fará a ligação entre os bairros de Mangabeira…