Em audiência pública na Câmara, Cabedelo dá continuidade ao processo de revisão do Plano Diretor

PUBLICIDADE

A Prefeitura Municipal de Cabedelo promoveu na noite dessa terça-feira (04) a 2ª Audiência Pública do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). O evento aconteceu de forma presencial no plenário da Câmara Municipal de Cabedelo, e também contou com transmissão online.

Nesta fase, a audiência promoveu a apresentação do diagnóstico do Município com visão técnica e comunitária e, em seus debates, contou com a participação de representantes da empresa responsável pela condução e elaboração técnica do Plano, equipe técnica designada pela Prefeitura Municipal, vereadores, além de populares e integrantes de associações, movimentos sociais, culturais e da sociedade civil organizada.

Nesta quarta e quinta-feira (06 e 07), serão realizadas os Fóruns Comunitários da revisão do Plano Diretor Municipal. Os fóruns são eventos participativos de leitura da realidade municipal e têm por objetivo a complementação do diagnóstico técnico e a indicação de potencialidades e deficiências do município com base na vivência da população

Durante a formação da mesa técnica, a Prefeitura de Cabedelo foi representada pelos secretários de Planejamento Urbano e Habitação, Rodrigo Martinez; e de Uso e Ocupação do Sol, Abelardo Jurema Neto. Ambos destacaram a importância deste processo de revisão e principalmente da participação efetiva da população em suas etapas em prol do desenvolvimento da cidade.

“Estamos celebrando nossa segunda audiência pública para a revisão de uma ferramenta tão importante que dará diretrizes para os próximos dez anos no município. A apresentação deste diagnóstico – construído nas oficinas – é onde foram identificadas as problemáticas e que agora serão discutidas as possíveis soluções. Portanto, a participação da população é fundamental”, explicou Rodrigo Martinez.

“Agradecemos à Câmara Municipal por abrir as portas desta casa legislativa para uma discussão tão importante que é a ocorrência de uma audiência clara, plena e esclarecedora que nos faz continuar neste caminho de tomar Cabedelo mais estruturada para o futuro”, complementou o secretário Abelardo Jurema Neto.

Durante a apresentação do diagnóstico técnico, o diretor executivo da empresa Urbtec, Gustavo Taniguchi, responsável pela condução e elaboração técnica do PDM em Cabedelo comentou sobre a audiência e também como transcorreu essa última etapa da revisão.

“O diagnóstico, a ‘fotografia’ da cidade foi apresentada nesta noite. Em outras palavras, as condicionantes e as oportunidades que Cabedelo tem. Esse foi o grande objetivo da audiência pública. Passamos por uma fase de propostas e pudemos perceber como a população enxerga o que pode ser melhorado ou resolvido na cidade sobre algum problema que ela enfrenta. A participação da população e de agentes públicos desde o início da elaboração tem sido muito importante. A definição do futuro da cidade deve ser participativa e de responsabilidade de todos cabedelenses”, afirmou Taniguchi.

Participação da população

Além de várias autoridades presentes, incluindo secretários municipais, vereadores e vários agentes públicos, a audiência pública foi marcada pela participação popular.

Morador do bairro Areia Dourada, o advogado e estudante de Gestão Pública Aderbal Miranda Jr costuma se reunir com um grupo de amigos cabedelenses que discutem sobre o desenvolvimento do município. Ele vem participando das discussões de revisão do PDM desde o início e está muito entusiasmado com o continuidade das atividades.

“Participo de um grupo de arquitetos e urbanistas cabedelenses que celebrou bastante quando soube que esse momento ia ocorrer: o PDM ser novamente pautado. O documento em vigência no município foi construído há muitos anos com deficiência e de uma maneira incoerente com a realidade urbana do município. Por isso, o futuro agradece bastante à atual gestão por ele estar sendo lembrado, pautado e planejado agora”, ressaltou Aderbal.

Fóruns

Após concluída a fase de diagnóstico, a sinopse da terceira etapa é a construção de diretrizes coordenadas e, por último, vem a fase da pactuação e da adequação à legislação vigente. Os fóruns comunitários novamente serão iniciativa da etapa seguinte onde as oficinas trarão a dinâmica da construção das propostas de solução . E essa etapa já será realizada nesta quarta (5) e quinta (6), com a promoção de novos fóruns comunitários em 4 polos novamente visando atender a diversos bairros e comunidades.

No dia 05 de julho, o Fórum vai reunir no Cabedelo Clube moradores dos bairros Santa Catarina, Centro, Ponta de Matos, Monte Castelo, Formosa, Camalau, Jardim Brasília, Jardim Manguinhos e Jardim Camboinha. Já no Ginásio de Esportes do Jacaré, os debates serão com os bairros do Jacaré, Portal do Poço, Amazônia Park e Recanto do Poço.

Já no dia 06, na Associação de Moradores do Renascer, é vez dos moradores dos bairros de Renascer, Parque Esperança, Salinas, Morada Nova, Parque Verde e Jardim América debaterem propostas para melhorias para a cidade. Já na Igreja Presbiteriana de Intermares, o Fórum reúne moradores de Camboinha, Poço, Ponta de Campina, Intermares e Areia Dourada.

Mais informações sobre a revisão do PDM e sobre a realização dos fóruns podem ser consultadas em https://www.pdcabedelo.com.br

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ALPB deve indicar até três novos conselheiros do TCE em 2025 devido a aposentadorias de membros da Corte; veja quem sai

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) terá a oportunidade de indicar até três novos conselheiros…

29 de novembro de 2024

Funcionária do Padre Zé denuncia assédio e acúmulo de funções e pede indenização de R$ 162 mil

Uma ação trabalhista movida por uma funcionária do Hospital Padre Zé em João Pessoa, trouxe…

29 de novembro de 2024

Câmara de Natuba define subsídio de R$ 8 mil e institui verba indenizatória para vereadores em 2025

A Câmara Municipal de Natuba, localizada no Agreste da Paraíba, aprovou a fixação do subsídio…

29 de novembro de 2024

Fraternidade Irmãos de Francisco promove 12° Natal dos “Moradores em situação de Rua” em Campina Grande

Tempo de solidariedade e amor ao próximo. Tradicionalmente, dezembro é um mês propício para as…

29 de novembro de 2024

PIS/PASEP: veja quem terá direito ao abono em 2025, com proposta de corte de gastos do governo

Entre as medidas previstas no pacote de corte gastos do governo, anunciado na noite da…

29 de novembro de 2024

Situação e oposição em CG já têm seis pré-candidaturas à presidência da Câmara

A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande para…

29 de novembro de 2024