Em entrevista à mídia nacional Veneziano comenta possibilidade de derrubada do veto sobre a desoneração da folha

PUBLICIDADE

Apesar de toda articulação do governo para empurrar para a próxima semana a votação dos vetos presidenciais, o projeto que prorroga por quatro anos a desoneração da folha de pagamento para 17 setores vai à votação hoje (14/12) na sessão do Congresso Nacional. A pressão do setor produtivo no parlamento pela manutenção da desoneração tem sido grande, e a expectativa é que o governo não ganhe essa. Segundo o vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB- PB), a derrubada do veto é certa pelo sentimento dos parlamentares das duas casas legislativas.

“Levando-se em consideração os números tanto na Câmara quanto no Senado, acordando a proposta legislativa pela desoneração a tendência é pela derrubada do veto”, disse o senador ao portal Congresso em Foco.

O esforço do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), era empurrar a votação para a próxima semana, mas no final da noite de quarta-feira (1312), o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) incluiu na pauta da sessão conjunta do Congresso a apreciação desse veto.

Sobre isso o Randolfe disse que “está, mas não está na pauta”, demonstrando confiança em um acordo articulado pelo governo na quarta, inclusive com a oposição, de apresentar uma proposta de plano alternativo que deve ser apresentado ainda hoje ao parlamento em forma de medida provisória (MP). A Fazenda está trabalhando no texto em ritmo acelerado e a MP deve trazer novas desonerações, possivelmente, incluindo menos setores econômicos.

A pretensão do governo era encaminhar um projeto de lei somente em 2024 para tratar do tema, como disse o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que garantiu que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad faria contatos com o setor produtivo e com parlamentares para elaborar uma alternativa a lei aprovada pelo parlamento que o Executivo alega inconstitucionalidade.

Mas com o lobby dos empresários e a pressão sobre os parlamentares, o governo deve correr para entregar essa MP alternativa ainda nesta quinta-feira, evitando uma derrota dada como certa no parlamento. Com a pressão empresarial, o salão verde da Câmara, quarta-feira, foi palco de uma manifestação pela manutenção da desoneração da folha que reuniu parlamentares e representantes dos 17 setores beneficiados com a medida.

Redação com Congresso em Foco

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Força Integrada contra o Crime Organizado prende foragido com 23 kg de drogas no Valentina

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PB) deu um passo decisivo no combate…

24 de setembro de 2024

Defesa de Raíssa Lacerda vai recorrer junto ao TSE para reverter prisão preventiva da veredora

A defesa da vereadora Raissa Lacerda (PSB) anunciou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral…

24 de setembro de 2024

Polícia Civil prende seis suspeitos de tráfico de drogas e apreende entorpecentes em Piancó

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, nesta terça-feira (24), seis pessoas suspeitas de envolvimento com…

24 de setembro de 2024

Deolane Bezerra é solta após TJPE conceder habeas corpus para a influenciadora

A influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra foi solta na tarde desta terça-feira (24), após…

24 de setembro de 2024

Valor Econômico aponta Cagepa como maior empresa da Paraíba e a 50ª no ranking do Nordeste

Entre públicas e privadas, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) é a…

24 de setembro de 2024

Paraíba quase quadruplica, em números absolutos, volume de investimentos com recursos próprios

Com a manutenção da gestão fiscal equilibrada, o Governo da Paraíba expandiu em 268% o…

24 de setembro de 2024