Em entrevista à mídia nacional Veneziano comenta possibilidade de derrubada do veto sobre a desoneração da folha

PUBLICIDADE

Apesar de toda articulação do governo para empurrar para a próxima semana a votação dos vetos presidenciais, o projeto que prorroga por quatro anos a desoneração da folha de pagamento para 17 setores vai à votação hoje (14/12) na sessão do Congresso Nacional. A pressão do setor produtivo no parlamento pela manutenção da desoneração tem sido grande, e a expectativa é que o governo não ganhe essa. Segundo o vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB- PB), a derrubada do veto é certa pelo sentimento dos parlamentares das duas casas legislativas.

“Levando-se em consideração os números tanto na Câmara quanto no Senado, acordando a proposta legislativa pela desoneração a tendência é pela derrubada do veto”, disse o senador ao portal Congresso em Foco.

O esforço do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), era empurrar a votação para a próxima semana, mas no final da noite de quarta-feira (1312), o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) incluiu na pauta da sessão conjunta do Congresso a apreciação desse veto.

Sobre isso o Randolfe disse que “está, mas não está na pauta”, demonstrando confiança em um acordo articulado pelo governo na quarta, inclusive com a oposição, de apresentar uma proposta de plano alternativo que deve ser apresentado ainda hoje ao parlamento em forma de medida provisória (MP). A Fazenda está trabalhando no texto em ritmo acelerado e a MP deve trazer novas desonerações, possivelmente, incluindo menos setores econômicos.

A pretensão do governo era encaminhar um projeto de lei somente em 2024 para tratar do tema, como disse o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que garantiu que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad faria contatos com o setor produtivo e com parlamentares para elaborar uma alternativa a lei aprovada pelo parlamento que o Executivo alega inconstitucionalidade.

Mas com o lobby dos empresários e a pressão sobre os parlamentares, o governo deve correr para entregar essa MP alternativa ainda nesta quinta-feira, evitando uma derrota dada como certa no parlamento. Com a pressão empresarial, o salão verde da Câmara, quarta-feira, foi palco de uma manifestação pela manutenção da desoneração da folha que reuniu parlamentares e representantes dos 17 setores beneficiados com a medida.

Redação com Congresso em Foco

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhony Bezerra diz ser contra escala 12×36 para Enfermagem e anuncia que buscará consenso com profissionais

O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…

27 de novembro de 2024

Emerson Panta é cotado para assumir secretaria de Saúde de Santa Rita a partir de 2025

Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…

27 de novembro de 2024

Concurso para agentes de saúde e endemias acontece neste domingo em JP; consulte locais de prova

O concurso para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias da Capital…

27 de novembro de 2024

Presidente da Fiep-PB é eleito presidente da Associação Nordeste Forte

Eleito por aclamação nesta terça-feira, 26, o presidente da Federação das Indústrias do estado da…

27 de novembro de 2024

Operação ao redor da Terra Indígena fecha cerco contra garimpo ilegal na Amazônia

A preservação da Amazônia e a proteção de terras indígenas têm dado fluxo a uma…

27 de novembro de 2024

Em Brasília, Cícero Lucena trata sobre obras da BR-230 com diretor-geral do Dnit

O prefeito Cícero Lucena cumpre extensa agenda em Brasília durante esta semana. Nesta quarta-feira (27),…

27 de novembro de 2024