A rodada de audiências públicas do ciclo 2015 do Orçamento Participativo (OP) da cidade de João Pessoa chega a última semana. Nesta terça-feira (16) os moradores da 13ª Região de Participação Popular (RPP) reúnem-se com representantes da gestão municipal na Escola Municipal Leonel Brizola, em Tambauzinho, às 19h, para debater as principais necessidades dos seus bairros.
A 13ª RPP compreende os bairros do Centro, Torre, Tambauzinho, Expedicionários, Miramar e as comunidades Padre Hildon Bandeira, Cafofo, Liberdade, Brasília de Palha, Vila Tambauzinho, Tito Silva, Miramar e Travessa Yayá. A audiência conta com a presença de todo o secretariado da gestão municipal, que toma nota das reivindicações da população e dá o devido encaminhamento.
O secretário executivo do Orçamento Participativo, Jackson Macedo, destaca a importância de a população comparecer as audiências, pois o OP ajuda a fortalecer o poder local, dando à população a possibilidade de participar e fiscalizar as ações do governo. “O OP é um mecanismo muito importante de democracia participativa, através dele a população diz ao poder público quais as suas necessidades mais urgentes”, explicou.
Entre as obras realizadas pela Prefeitura na 13ª RPP, através do Orçamento Participativo, o secretário destacou a reforma da Praça São Gonçalo e a obra de elevação da ponte sobre o rio Jaguaribe, na Avenida Beira Rio.
Durante as audiências também acontece à eleição dos Conselheiros Municipais do Orçamento Participativo. Em João Pessoa, o Orçamento Participativo foi transformado em lei no dia 22 de março de 2010. Através do OP, a população pode ainda ajudar na elaboração e implementação das peças orçamentárias como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e Plano Pluarianual (PPA).
Secom-JP