Categorias: Política

Em manifesto, PT ratifica aliança com PSB em JP

PUBLICIDADE

Em manifesto, PT destaca histórico de lutas ao lado do PSB e lista razões para manter união

Uma aliança com história e com futuro. Esse é o título do manifesto encaminhado para a imprensa pelo Partido dos Trabalhadores para reafirmar publicamente a manutenção da aliança com o PSB, no que diz respeito à disputa municipal de João Pessoa.

O manifesto relata a trajetória de lutas afins entre PT e PSB.

Nesta sexta-feira, logo mais às 11h, esse manifesto será apresentado oficialmente em evento no Hotel NobileInn, no bairro de Tambaú, próximo a Adega do Alfredo, . Na ocasião são aguardadas as presenças das principais lideranças do prefeito Luciano Agra e do governador Ricardo Coutinho.

Apesar do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) já ter expressado sua vontade de participar do pleito como representante do partido na disputa da administração da Capital, o vereador Benilton Lucena (PT) assegurou que o manifesto já conta com a adesão da maioria dos correligionários.
 

 

Leia o manifesto na íntegra

 

UMA ALIANÇA COM HISTÓRIA. E COM FUTURO.

Os embates eleitorais que se avizinham exigem do PT e de cada um dos seus militantes uma profunda reflexão sobre esse momento histórico da Paraíba e o que nossa opção partidária representará para o projeto político que vem mudando o Brasil, a Paraíba e João Pessoa.

 

Conquistamos nos últimos anos a maturidade democrática, alcançamos a estabilidade econômica e a responsabilidade fiscal. O Brasil se transformou em  respeitado protagonista internacional.  Tornamos mais justa a distribuição da renda e estamos vencendo a luta contra a miséria. O Brasil melhorou e o PT se fez  parte importante e imprescindível dessa mudança.

 

Os avanços já consolidados não diminuem os desafios que se põem.

 

Na Educação e na Saúde, na Assistência Social, no saneamento básico e na infra-estrutura geral que dê suporte ao desenvolvimento de nossa economia que já é hoje a sexta do mundo. Mas, sobretudo, na conquista da inclusão social de todos os brasileiros, que tem sido a principal marca histórica dos governos do PT e se constitui em balizamento indiscutível de nossa atuação para os próximos anos.

 

Esses são horizontes de uma geração inteira, mais que de um só Governo ou de um único partido. Mais ainda, são objetivos estratégicos de um Partido que é cada vez mais presente no dia a dia de todos os municípios, mas cada vez mais nacional na formulação de suas políticas e na execução de suas diretrizes.

 

Nenhuma empreitada pessoal ou regional, por mais legítima que pareça ou mais louvável que o seja pode se contrapor ao projeto nacional que o Partido dos Trabalhadores conduz com visão histórica e espírito público, mais que simplesmente partidário. A história nos tem ensinado, o projeto nacional é sempre um farol para clarear as iniciativas regionais. Interesses pessoais, de parlamentares ou mesmo de bancadas não podem e não devem se sobrepor ao projeto nacional.

 

Foi o êxito do PT em seu projeto nacional que determinou o crescimento regional da legenda. Até pela  presença significativa em quase todas as cidades  brasileiras, o que o faz o maior Partido do País, o PT se distingue por sua indiscutível capacidade de olhar o Brasil como um todo. Mesmo respeitando todas as diferenças e peculariedades locais, o PT lê o Brasil como um país.

 

Protagonista indiscutível e condutor das mudanças de nossa terra, o PT teve o discernimento histórico de entender que não é o único porta-voz das aspirações dos brasileiros por transformações sociais nem o estuário único de suas esperanças.

 

Sem abdicar de seus princípios,  de sua história e  identidade programática, o PT se abriu a alianças com quem estivesse disposto a construir um Brasil com mais desenvolvimento e mais oportunidades, com mais justiça e inclusão social.

Com aliados de antigas caminhadas ou de percursos mais recentes, o PT está melhorando o Brasil, os Estados e as cidades que a história nos reservou o papel de transformar.

 

As mesmas razões históricas que há anos reúnem os partidos do campo da esquerda permanecem hoje, apenas fortalecidas pela convicção  de que a construção de instituições livres e democráticas é apenas um passo para a democracia de oportunidades, indispensável para a construção do futuro com que sonhamos. Ontem como hoje queremos o Brasil como um País de todos. Hoje como ontem acreditamos em que País rico é País sem miséria. A  justiça social  é  marca nossa. A  inclusão social é nossa bandeira.

 

Não há projeto local que justifique secundarizar essa missão que o PT assumiu.

 

Não há justificativas históricas, nem sequer políticas, que justifiquem a mudança de aliados no meio da jornada que há anos trilhamos.

 

O PT e o PSB, por exemplo, de histórias tão próximas que entrelaçam a própria trajetória de seus  líderes maiores, governam juntos cinco dos nove estados nordestinos e quatro capitais da região. Não é a toa que o nordeste é região que mais diminuiu a pobreza e a desigualdade social. Esta aliança tem também um presente muito forte.

 

Em João Pessoa, desde 2.005  partilhamos com o PSB a tarefa exitosa de tornar nossa cidade mais igual e mais justa, de cuidar da cidade e de sua gente, melhorando a infraestrutura e os serviços urbanos, e imprimindo novos padrões éticos e administrativos na gestão da coisa pública.

 

PT e PSB partilham juntos projetos  e sonhos para o Brasil, para a Paraíba e para nossa João Pessoa. Juntos têm viabilizado administrações que só a partilha comum de princípios e programas justifica e ampara. E que a história legitima e chancela.

 

Por que trocar de parcerias se o êxito do projeto comum produziu conquistas que nenhuma outra gestão anterior experimentou?   Essa aliança  de novo permitiu a João Pessoa e a nosso Estado sonhar horizontes antes impossíveis. Por que negar a nossa terra esse elementar direito à esperança?

 

Essa aliança tem história. Essa aliança tem futuro. E só se muda de aliança quando se mudam os  projetos, os princípios, os objetivos e os sonhos.
 

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emerson Panta entrega nova Base da Guarda Municipal e reforça legado em segurança pública em Santa Rita

A segurança pública de Santa Rita deu um grande passo nesta quinta-feira (26) com a…

26 de dezembro de 2024

Hervázio Bezerra volta a defender candidatura de Cícero Lucena ao governo da Paraíba em 2026: “Fortíssimo candidato”

Em entrevista esta semna à Rádio POP, o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) reafirmou seu…

26 de dezembro de 2024

Opinião: “O Auto da Compadecida 2” e o desafio de dar continuidade a um clássico

A estreia de O Auto da Compadecida 2 nessa quarta-feira 25 de dezembro, trouxe Chicó…

26 de dezembro de 2024

COVID-19: acumulado de vítimas fatais em decorrência da doença chega a 714 mil

No Brasil, o número acumulado de vítimas fatais em decorrência da Covid-19 chegou a 714.471…

26 de dezembro de 2024

Operação Natal 2024 da PRF registra 40 acidentes com 48 pessoas feridas em rodovias federais que cortam a Paraíba

Quase 5 mil pessoas foram atingidas por ações educativas durante o período da Operação A…

26 de dezembro de 2024

Suspeito de matar e arrancar coração de homem em Campina Grande é preso e confessa crime

Cinco dias após cometer um crime brutal, o suspeito de assassinar e arrancar o coração…

26 de dezembro de 2024