Categorias: Política

Em NY, Marina atribui a FHC sucesso do Brasil na crise mundial

PUBLICIDADE

Em seu segundo dia de visita a Nova York, a candidata do PV à presidência da República, Marina Silva, apresentou à comunidade financeira internacional suas propostas para o setor econômico. Em seu pronunciamento, a ex-ministra do Meio Ambiente destacou o fato de que o Brasil enfrentou a crise financeira global com tranquilidade.

"Mesmo no pior momento da crise, não se teve dúvida sobre a capacidade de o Estado cumprir seus compromissos. E entre os motivos estão as diretrizes econômicas iniciadas no segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso", disse.

Mas a senadora voltou a falar em cautela, lembrando que e preciso evitar a complacência. Ela disse que o Brasil já passou pela experiência do crescimento cíclico, bem diferente do sustentável.

"Precisamos investir em infraestrutura, educação e tecnologia para encontrarmos a real velocidade de nosso crescimento. Defendo uma reforma tributária e o aperfeiçoamento do ambiente de negócios no Brasil. É imprescindível a atração maior do capital privado. Vejo com preocupação a tendência dirigista. Queremos um Estado mobilizador, que mobilize o setor privado para um projeto de crescimento nacional. Não acredito nem em Estado Máximo nem em mínimo, mas em Estado necessário".

A ex-ministra, que defendeu a autonomia do Banco Central, enfatizou que o Brasil precisa crescer, mas com qualidade, valorizando sua diversidade cultural e ambiental. Ela criticou os projetos de modificação do Código Florestal e a possibilidade de perdão para quem infringiu a legislação em vigor no desmatamento da Floresta Amazônica.

"Não podemos seguir crescendo imitando um modelo já caduco, de destruição ambiental. O Brasil tem recursos ambientais que serão cada vez mais necessários daqui para a frente. Nossa palavra de ordem é convergência, crescimento com responsabilidade ambiental. Temos a ambição de liderar o desenvolvimento do século XXI".

O evento, organizado pela BM&FBovespa, contou em maio com a apresentação da candidata Dilma Rousseff (PT), para um publico consideravelmente maior.

 

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CGU aponta mais de R$ 10 milhões em pagamentos indevidos a servidores de universidades da PB durante a pandemia

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou os resultados de uma auditoria que identificou indícios de…

15 de janeiro de 2025

Deputado federal paraibano faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025

Castro Pinto se destaca como o quarto aeroporto com maior movimentação de passageiros da Aena no Brasil em 2024

O Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, encerrou 2024 com um crescimento expressivo…

15 de janeiro de 2025

Nordeste segue com alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira

Chuvas, ventos e destruição. Estados do Nordeste seguem em alerta por causa do risco de…

15 de janeiro de 2025

Flamengo faz treino  no CT do Serra Branca para enfrentar o Madureira pelo  Carioca em Campina Grande

O time  “2” do Flamengo está em Campina Grande para disputar a segunda partida do Campeonato…

15 de janeiro de 2025

Com nome cotado para a disputa pelo governo, Cícero fala sobre visita ao Cariri, mas reafirma foco em JP: “Gesto de gratidão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…

15 de janeiro de 2025