Nesta sexta-feira (12), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou em João Pessoa e participou de uma motociata, sendo recebido por uma multidão de apoiadores. Após o evento, Bolsonaro fez uma parada para almoçar na lanchonete Empadinhas Barnabé, onde chamou a atenção ao exibir a caixinha do estabelecimento. VEJA:
No entanto, a escolha da lanchonete não passou despercebida, uma vez que a Empadinhas Barnabé foi denunciada por assédio eleitoral durante as eleições passadas, quando Bolsonaro foi derrotado por Lula (PT).
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) em dezembro do ano passado, uma rede de lanchonetes, incluindo a Empadinhas Barnabé, foi condenada a pagar uma indenização de R$ 30 mil por danos morais coletivos devido à prática de assédio eleitoral contra seus empregados.
As denúncias foram investigadas pelo MPT-PB, que constatou que a empresa utilizava grupos de WhatsApp institucionais para submeter os funcionários a ameaças, calúnias, pressão psicológica e constrangimentos, com o objetivo de angariar votos para candidatos apoiados pela empresa.
Segundo o procurador do Trabalho Paulo Germano Costa de Arruda, a imposição de determinada posição política no ambiente de trabalho representa uma afronta ao livre exercício da cidadania e à dignidade humana.
O acordo firmado entre a empresa ré e o MPT incluiu não apenas o pagamento da indenização, mas também diversas obrigações de fazer e não fazer, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil por descumprimento.
PB Agora