O empresário Carlos Franco Amastha, nascido na Colômbia, tornou-se neste domingo o primeiro estrangeiro a ser eleito prefeito de uma capital no Brasil, ao vencer o pleito municipal em Palmas, no Tocantins.
Com 99,79% dos votos apurados, Amastha, do PP, obteve 49,64% dos votos, seguido por Marcelo Lelis, do Partido Verde, com 43,25%, e por Luana Ribeiro, do PR, com 4,83%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Palmas tem 150.526 eleitores, e por ter menos de 200 mil, a definição das eleições ocorre no primeiro turno.
Franco Amastha, de 51 anos e nascido na cidade de Barranquilla, no litoral atlântico colombiano, chegou ao Brasil há 29 anos como gerente de uma empresa argentina de cursos de inglês e, após se estabelecer inicialmente em Curitiba, onde montou seu próprio negócio, se mudou a Palmas, segundo contou em uma recente entrevista à Agência Efe.
Sua entrada na política se deu neste mesmo ano já que, por suas atividades empresariais, costuma participar de reuniões com autoridades, e foi por suas ideias progressistas que recebeu convite para ser candidato. EFE
MSN