Que é de suma importância à renovação política no Brasil, todos brasileiros já concordam. Entretanto, quando tratamos do assunto, devemos nos basear em uma premissa fundamental para que se efetive a construção dessa renovação e inovação no meio político, que é participação da juventude na politica. Segundo o cientista político Lúcio Flávio Vasconcelos, doutor em história política pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os jovens vem se distanciando da politica.
“É um erro achar que os jovens não gostam de política. Na verdade, o que eles não querem participar das formas tradicionais da política. A pauta política dos jovens passa pelas questões de gênero, sexualidades, raciais, meio ambiente, educação e cultura”, disse Flávio ao lembrar que a média de idade dos líderes da Revolução Francesa era de 25 anos e que Pedro I proclamou a independência do Brasil com apenas 24 anos.
Segundo o cientista político os partidos que quiserem atrair os votos dos jovens e sua inserção até nas disputas, precisam respeitar os mesmos de maneira séria e respeitosa. “Acredito que, só com a maior participação dos jovens na vida política, poderemos ter uma real e positiva na transformação da sociedade, principalmente diante da onda conservadora que o país vivencia”, pontuou.
Redação
Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…
Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…
Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…
Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…