Especialistas comentam estratégias de combate à desinformação nas eleições municipais na PB

PUBLICIDADE

Considerado pela justiça eleitoral como sendo dois dos principais combates necessários a ser combatidos nestas eleições municipais de 2024, a desinformação e a inteligência artificial são os grandes desafios na propaganda eleitoral. Para falar sobre isso, foram escutados os especialistas os professores em Ciências Políticas Dragos Tudoraché, João Brandt e Beatriz Saab.

A propaganda eleitoral começou na última sexta-feira (16), com a liberação do pedido de voto nas ruas e na internet. Segundo os especialistas é no mundo virtual, que encontramos a maior dificuldade para o controle das regras eleitorais, que buscam garantir o equilíbrio e a lisura do processo eleitoral.

Para Tudoraché o desenvolvimento do uso de inteligência artificial (IA) tem sido marcado por ocorrências que demonstram a complexidade dessa tecnologia, especialmente nas democracias. Diante de um cenário de eleições ao redor do mundo, que devem ocorrer em mais de 50 países somente neste ano, o professor demonstrou preocupação quanto ao que pode ser feito, dada a conjuntura de polarizações e de extremismos observada na atualidade.

“A eleição é um processo que a gente vive a cada dois, quatro anos, e […] é um momento específico de decisão em que o cidadão se manifesta e afirma a sua vontade política, mas a compreensão do mundo e a leitura que ele faz ocorrem o tempo inteiro. Temos uma aceleração social e do debate público que nos faz viver em um ambiente de eleição permanente”, disse.
Assim também pensa João Brandt, que defende que os impactos dos algoritmos que repercutem nos processos eleitorais e no ambiente como um todo devem ser equilibrados a partir de um conjunto de ações.

De acordo com Beatriz Saab, na prática, as vulnerabilidades on-line mapeadas para as eleições orbitam entre discursos de ódio, desinformação e anúncios políticos. Em relação à desinformação eleitoral, foram observadas, sobretudo, narrativas sobre a integridade eleitoral. “A gente observa, desde 2018, campanhas que deslegitimam a integridade do processo eleitoral, que duvidam da capacidade e da competência do Tribunal”, disse a especialista.

Ela propõe entre as recomendações para lidar com esse cenário, estão o monitoramento do impacto de iniciativas criadas para combater a desinformação, a exemplo do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), do TSE, e o treinamento de funcionários na linha de frente para identificar e combater as táticas de desinformação também em nível local. Beatriz também listou ações e providências que podem ser adotadas por plataformas digitais e pela sociedade civil a fim de garantir um debate eleitoral íntegro.

Nesse âmbito do combate à desinformação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou uma parceria com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) para uma campanha informativa para auxiliar no enfrentamento às mentiras nas eleições. Com o mote “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a iniciativa conta com duas cartilhas em formato playbook — uma para eleitoras e eleitores e outra para jornalistas — com linguagem adaptada para atender às diferentes regiões do país e alcançar um público mais amplo. A campanha, que tem o slogan “A mentira destrói seu voto”, também foi realizada em parceria com outras 11 associações e instituições relacionadas ao jornalismo profissional. “Agradeço aos integrantes das áreas do conhecimento e, especialmente, ao jornalismo responsável, independente e forte do Brasil, que tem segurado, com tanta frequência e com tanto empenho, a democracia no país, como foi nas últimas eleições, de 2018, 2020 e 2022”, afirmou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, ao lançar a iniciativa.

Veja detalhes: https://portal.stf.jus.br/desinformacao/

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024