O ex-prefeito do município de Belém, Tarcisio Marcelo (na região do Agreste paraibano, distante 120 quilômetros de João Pessoa), desistiu nesta sexta-feira (5) de disputar as eleições municipais. Quem vai substituí-lo é Crisneilde Rodrigues Marcelo, esposa do presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo (PEN). Ela terá como candidata a vice-prefeita Célia Marcelo, sobrinha Tarcísio e empresária na cidade.
O motivo da desistência seria o receio do candidato em vencer as eleições e não poder assumir, já que sua campanha está sub-judice, sustentada por um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato teve seu registro indeferido pela juíza da 54ª zona eleitoral, Isabella de Freitas, no dia 2 de agosto último. Tarcísio Marcelo (PSB) encabeçava a coligação “Agora é o Povo que Quer”.
O pedido de impugnação foi do promotor de Justiça Francisco Bergson Gomes Formiga Barros, que protocolou no último dia 12 de julho, denúncia baseada na Lei Complementar nº 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa.
Além do pedido se basear na Lei da Ficha Limpa, outro motivo da impugnaç ão da candidatura apontava que o candidato teve suas contas rejeitadas quando de sua gestão como prefeito daquele município, referente aos exercícios financeiros dos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004.
Tarcísio havia recorrido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que manteve a decisão inicial da juíza. Seus advogados interpuseram novo recurso junto ao TSE.
Caso fosse cassado após eleito, quem assumiria seria o segundo colocado nas eleições do próximo domingo. Com a substituição, Crisneilde disputa o mandato de prefeita pela primeira vez, mas a foto que aparecerá na urna eletrônica será o de Tarcísio Marcelo.
O município de Belém tem 17.083 habitantes, de acordo com último censo do IBGE, e possui 13.642 eleitores, segundo dados do TRE-PB.
Correio