A Procuradoria-Geral do Estado ingressou, nesta quinta-feira (25), com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a decisão do ministro Luiz Fux que determinou o pagamento retroativo de aposentadorias e pensões vitalícias aos ex-governadores Ricardo Coutinho e Roberto Paulino, além das viúvas de ex-gestores estaduais.
Na peça, o Estado alega ter suspendido os pagamentos em 2020 seguindo decisões anteriores do próprio STF e do Tribunal de Justiça da Paraíba. Argumenta que não pode ser penalizado pelas mudanças de entendimento do Poder Judiciário.
“Ao passo em que não cabe aos reclamantes devolver os valores pagos de boa-fé, não cabe ao Estado pagar retroativamente valores suspensos em razão de decisão judicial”, afirma a Procuradoria-Geral do Estado.
O Governo solicita que o ministro Fux reconsidere o pagamento retroativo ou que o recurso seja julgado pela instância competente, com o objetivo de retirar da condenação do Estado a obrigação de pagar os valores não recebidos no período.
A determinação de Luiz Fux, emitida em 8 de março, exigia que o Governo da Paraíba restabelecesse os pagamentos das aposentadorias e pensões vitalícias aos ex-governadores e viúvas, além de reembolsar retroativamente os beneficiários pelo período em que ficaram sem receber.
O ministro justificou sua decisão destacando a condição de idade avançada dos beneficiários e os períodos de tempo em que foram contemplados com os benefícios. Contudo, a Procuradoria-Geral do Estado contesta, argumentando que a medida contraria jurisprudência recente do próprio STF.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Equipes da Força Tática do 5º Batalhão apreenderam na noite deste domingo (18), várias drogas…
Valor corresponde ao total de transações realizadas no local e também de encomendas feitas pelos…
Em janeiro, um total de 620,4 mil famílias em todos os 223 municípios da Paraíba estão contempladas…
Não demorou muito. Logo após a fala do senador Efraim Filho a respeito da possibilidade…
Ao menos nove imóveis localizados no entorno do Açude Velho, em Campina Grande, Agreste da…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) afirmou, nesta segunda-feira (19), que rompeu politicamente com o…