Ex-ministro de Dilma, José Eduardo Cardozo recebe título de cidadania paraibana na ALPB

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-fera (5), Título de Cidadania Paraibana ao ex-ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo. A homenagem proposta pelo deputado Chico Mendes foi aprovada por unanimidade no plenário da Casa Epitácio Pessoa. A solenidade contou com a presença do presidente da ALPB, Adriano Galdino, e dos deputados Anderson Monteiro, Branco Mendes, Jane Panta, Júnior Araújo, Luciano Cartaxo e Tião Gomes.

O presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, destacou que a Cidadania Paraibana, além de uma homenagem e um reconhecimento, é também um chamamento, um ato que exige do homenageado a responsabilidade de atuar e defender a Paraíba e os direitos dos paraibanos.

“O ministro José Eduardo Martins Cardozo tem uma larga folha de serviço prestado, não só no campo jurídico, mas também no campo administrativo e legislativo. E a Paraíba se sente orgulhosa por estar lhe concedendo essa honraria de filho da Paraíba. É nítida para nós que a honraria entregue ao ex-ministro é merecida. Quero que, a partir de hoje, o homenageado sinta-se Paraibano e leve na sua alma um pouco da nossa história, que leve no seu coração o propósito de lutar para que seja feita uma justiça orçamentária nesse país. Para que os recursos da União sejam distribuídos de forma mais democrática e que possamos ter também direito ao bolo orçamentário tão próprio de cada um de nós”, argumentou Adriano.

Mais que ex-ministro da Justiça, o vice-presidente da Assembleia, deputado Tião Gomes, declarou que José Eduardo Cardozo atua como um importante defensor da democracia e que por isso está sendo homenageado pelo Poder Legislativo paraibano. “É o reconhecimento pelo que ele fez pelo Brasil e ainda continua fazendo. Um grande homem, com uma história exemplar em defesa da democracia e do país. Foi ministro, e hoje, também vai ser paraibano. Isso é muito importante para nós, porque mostra o valor que tem a Paraíba e o nosso orgulho de tê-lo como um filho de nossa terra”, disse Tião.

O deputado Chico Mendes ressaltou que José Eduardo Cardozo é cidadão de naturalidade paulistana, mas tem um imenso amor ao estado da Paraíba e que, por isso, este Título representa, além de um acolhimento, uma singela homenagem de reconhecimento público ao ex-ministro. Para o parlamentar, a atuação jurídica do ex-advogado-geral da União enriquece também a advocacia paraibana.

“O ex-ministro José Eduardo Cardozo é um jurista nato e de um currículo generoso. José Eduardo é de uma simplicidade, de uma sabedoria e de uma competência que quem conhece se encanta. Ele advoga muito para a Paraíba também, tem parcerias com escritórios de advocacia aqui e no Brasil inteiro. A Paraíba fica mais rica hoje ao receber e adotar esse novo cidadão Paraibano. É uma honra ter feito esta propositura. Acredito que a advocacia paraibana, de forma geral, está muito feliz com a chegada desse novo cidadão paraibano”, afirmou o deputado Chico Mendes.

Emocionado, José Eduardo Cardozo ressaltou a gratidão pelo Estado. “É um dia muito emocionante. De certa forma, a Paraíba e os paraibanos marcaram a minha vida. Devo muito a esse estado pelo aprendizado que me deu na defesa da democracia e de uma sociedade mais justa. Por isso me considero um paraibano de coração. E hoje, me sinto muito grato por considerarem esse paraibano de coração também um paraibano oficial”.

A solenidade contou ainda com a presença do desembargador José Ricardo Porto, representando o Tribunal de Justiça da Paraíba; da vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), desembargadora Agamenildes Dias Arruda Vieira Dantas; da defensora pública-geral do Estado, Maria Madalena Abrantes Silva; do procurador da ALPB, ex-deputado Jeová Campos; do procurador-geral do Estado, Fábio Andrade; do deputado estadual de Rondônia, Alan Queiroz; do vereador de João Pessoa, Fernando Milanez Neto; além de juízes, advogados, amigos e familiares do homenageado.

JOSÉ EDUARDO MARTINS CARDOZO

José Eduardo Martins Cardozo é um jurista, advogado e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi deputado federal por três mandatos consecutivos e ministro da Justiça (de 2011 a 2016), onde planejou o combate ao narcotráfico e tráfico de armas com o controle das fronteiras, além de elaborar um plano nacional de segurança pública envolvendo todos os Estados.

O advogado foi ainda vereador em São Paulo por três mandatos, secretário de governo do município, no mandato da então prefeita paraibana Luiza Erundina, e chefe de gabinete da Secretaria de Administração Federal da Presidência da República. Foi, também, procurador do Município de São Paulo.

Também ocupou o cargo de advogado-geral da União na gestão da então presidente Dilma Rousseff, atuando como seu defensor no processo de impeachment no Congresso.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tião diz que cumpriu missão na vice-presidência da ALPB e agora quer vaga no TCE

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…

26 de novembro de 2024

EXCLUSIVO: Em meio à disputa de poder com Cb Gilberto no PL, Bruno Roberto descarta saída de Wellington Roberto para o PP

Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…

26 de novembro de 2024

Reclamações e denúncias contra a Unimed João Pessoa disparam por negativas de exames e cobranças indevidas

O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…

26 de novembro de 2024

Eleito vice-presidente da ALPB, Felipe Leitão pede cautela sobre presidência em 2026

O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…

26 de novembro de 2024

Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Tovar não descarta disputa por vaga na Câmara em 2026, mas reafirma que preferência ainda é de Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) admitiu, nesta terça-feira (26), a possibilidade de disputar…

26 de novembro de 2024