Afastado da vida pública desde 2015, o ex-presidente José Sarney (MDB) foi internado em um hospital do Maranhão depois de sofrer uma queda em casa. A informação foi divulgada pela filha do político, a ex-governadora maranhense Roseana Sarney, no domingo, 16 de julho.
Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Roseana conta que o incidente foi “um grande susto”, mas tranquilizou dizendo que seu ai já está se recuperando bem após realizar exames. A publicação da ex-governadora não dá detalhes sobre a data de alta de Sarney nem sobre possíveis lesões ou traumas sofridos pelo político. A mensagem é curta e apenas informa sobre a queda.
“Levamos um susto muito grande. Meu pai tropeçou e caiu. Nós o levamos para um hospital, mas graças a Deus, os exames já concluíram e ele tá muito bem. Se deus quiser, vai ficar bom logo, logo”, afirmou Roseana.
Atualmente com 93 anos, o ex-presidente da república se encerrou seu último mandato como senador em 2015:
Desde então, ele tem feito aparições breves;
Em junho deste ano, Sarney esteve ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um vídeo divulgado pelo próprio petista nas mídias sociais;
Ambos estavam em Brasília e tinham compromissos agendados no Maranhão para o lançamento da Ferrovia Norte-Sul, porém o evento foi cancelado devido às condições climáticas.
Na manhã desta segunda-feira, 17 de julho, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, informou em uma rede social que Sarney deve fazer mais exames e ficará em observação na unidade hospitalar, segundo Roseana o teria informado, mas encontra-se “acordado e bem disposto”.
QUEM É JOSÉ SARNEY
Nascido na cidade de Pinheiro, no interior do Maranhão, José Sarney começou na vida pública há mais de 50 anos como suplente de deputado federal pelo PSD, entre 1956 e 1957. Desde então, teve uma extensa trajetória política, elegendo-se governador e senador pelo Maranhão, durante a ditadura militar.
A influência no meio o lançou como vice-presidente da República na chapa de Tancredo Neves, do então PMDB. No entanto, após a morte de Tancredo, Sarney foi nomeado presidente da República, o primeiro da redemocratização, em 1985.
O período que ocupou a presidência, entre 1985 e 1990, foi marcado pela reconstrução da democracia e contenção da crise inflacionária. Durante sua gestão, foi instalada a Assembleia Nacional Constituinte, responsável por elaborar a Constituição de 1988. Já no plano econômico, foram implementados o Plano Cruzado, o Plano Bresser e o Plano Verão, como forma de conter a hiperinflação.
Na política externa, o governo Sarney foi marcado pela retomada das relações diplomáticas com Cuba e pela assinatura do protocolo do Mercosul, em conjunto com a Argentina e o Uruguai. O órgão de integração regional, porém, foi criado apenas durante a presidência de Fernando Collor, seu sucessor, em 1991.
Yahoo