Categorias: Política

Ex-primeira-dama da PB, Pâmela Bório é ouvida hoje no STF por participação nos atos de 8 de janeiro

PUBLICIDADE

A ex-primeira-dama da Paraíba, Pâmela Bório, será ouvida nesta terça-feira (15) em audiência de instrução no Supremo Tribunal Federal (STF), no processo em que é ré por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A audiência, que ocorre por videoconferência às 9h, será presidida pelo juiz auxiliar Rafael Henrique Janela Tamai Rocha.

O processo está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que já rejeitou o pedido de absolvição sumária apresentado pela defesa da acusada. Com a decisão, a ação penal segue para a fase de instrução, etapa dedicada à coleta de provas e depoimentos que antecedem o julgamento.

Pâmela Bório responde pelos crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) também prevê a aplicação das regras de concurso de pessoas e concurso material, o que pode aumentar a pena em caso de condenação.

A defesa indicou duas testemunhas para depor, mas o ministro Moraes determinou que depoimentos de caráter meramente abonatório não serão aceitos, devendo ser substituídos por declarações escritas até a data do julgamento.

Pâmela nega qualquer envolvimento direto nos atos de vandalismo, alegando que apenas transitava nas imediações das manifestações. A PGR, no entanto, sustenta que publicações feitas pela própria ré nas redes sociais sugerem participação ativa nas ações que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes.

A decisão que autorizou a realização da audiência foi publicada no último dia 4 de abril e encaminhada à PGR e à defesa. O caso de Pâmela Bório integra uma série de ações penais que tramitam no STF desde os ataques à democracia registrados no início de 2023.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo rebate Hervázio Bezerra e diz que deputado busca motivos para justificar decisão já tomada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…

20 de janeiro de 2026

Hervázio justifica rompimento com governador João Azevedo: “Atingiu a minha dignidade”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…

20 de janeiro de 2026

Destaque no O Agente Secreto,  e com mais de 2 mil aparelhos na Paraíba, orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil

Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…

20 de janeiro de 2026

Previsão de chuvas fortes leva AESA a reforçar alerta preventivo por 24 horas, na PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…

20 de janeiro de 2026

João Azevedo não teme futuras traições ou mudanças de postura após deixar o cargo: “Acredito no ser humano”

O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…

20 de janeiro de 2026

MPPB e PMJP alinham regularização do fornecimento de fórmulas para crianças alérgicas na capital

O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464