Em sua passagem por Campina Grande, a desembargadora-presidente Maria de Fátima Bezerra cravou o seu apoio à proposta de eleição direta para escolha do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba. Vários juizes e desembargadores da Paraíba tem defendido o voto direto para escolha dos presidentes e vices da Corte.
Promover o debate de ideias, discutir projetos e elaborar metas eficazes, buscando um compromisso legítimo sobre os rumos administrativos do Poder Judiciário. É o que pretende a magistratura paraibana e nacional, ao encampar mais uma luta institucional que é a implantação de eleições diretas na escolha dos presidentes e vice-presidentes dos Tribunais Estaduais, Regionais do Trabalho e Federais, estendendo aos juízes vitalícios de 1º grau o direito ao voto.
Na Paraíba, o movimento ganha força com a campanha “Diretas Já no Poder Judiciário”, lançada recentemente durante Encontro de Magistrados Paraibanos. O objetivo é sensibilizar a classe política e a sociedade, pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 15/2012, que tramita no Senado, sugerindo a alteração do art. 96 da Constituição Federal para dispor sobre a eleição dos órgãos diretivos dos Tribunais de segundo grau.
PBAgora