Categorias: Política

FGV comprova cientificamente o que eu disse aqui

PUBLICIDADE

Quando escrevi o artigo passado, colocando as diferenças entre o São João de Campina Grande e o São João de Caruaru, temi, em princípio, ser criticado por estar defendendo algo que é nosso. Relutei, inclusive, em ter que escrever uma defesa de Campina Grande, numa comparação com Caruaru, pelo simples fato de eu ser campinense (na verdade, sou recifense, mas recebi a cidadania campinense, outorgada pela Câmara Municipal).

Recebi elogios pelo artigo. Mas eles vieram, também, de muitos campinenses. Também recebi críticas, de pernambucanos que leram o artigo no portal ou de alguns paraibanos – poucos, é verdade – que teceram comentários mais com o viés político do que uma análise fria sobre a grandeza dos dois eventos. Mas eis que, para a minha felicidade, veio a notícia que comprovou, cientificamente, o que eu e muitos outros já vínhamos dizendo: Campina Grande faz, realmente, o maior, melhor, mais bem organizado, cheio de cartaz e reconhecido São João do Mundo.

A pesquisa foi encomendada pelo Ministério do Turismo e executada pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e pelo Instituto Marca Brasil e apontou o São João de Campina Grande como um dos quatro maiores eventos turísticos do país. O resultado parcial apontou o Maior São João do Mundo como a maior festa junina do Brasil.

Segundo o resultado publicado pala FGV, o São João de Campina Grande aparece ao lado do Carnaval do Rio de Janeiro, do Carnaval de Salvador e do Carnaval de Recife e Olinda como a maior festa popular do país. Perceba que, dentre as festas juninas, o Maior São João do Mundo aparece como o principal evento, dentro dos critérios adotados para a realização da pesquisa.

A comprovação foi feita através de um estudo do Índice de Competitividade do Turismo Brasileiro. De acordo com a gestora do instituto, Tânia Brizola, a festa de Campina Grande foi selecionada entre vários outros eventos consagrados no país. Os critérios principais da seleção foram as condições, a grandiosidade e a popularidade do evento.

Os municípios indicados pela pesquisa irão receber capacitação profissional de mão obra para atender a demanda do turismo, inclusive internacional. Segundo Tânia Brizola, o estudo do Índice de Competitividade do Turismo Brasileiro foi encomendado pelo Ministério do Turismo há mais de um ano e já está na fase final.

O resultado apontou Campina Grande dentre um universo de mais de 50 cidades brasileiras que sediam os eventos de maior repercussão e aceitação popular no país. O estudo analisou os eventos em 13 dimensões e 62 variáveis, como infra-estrutura, atrativos para os turistas, segurança, saúde, lazer, dentre outros critérios.

O objetivo do estudo foi promover e fomentar a gestão e organização do evento para ser referencial para os outros eventos similares do país. Os técnicos da FGV estiveram em Campina Grande nos dias 12 e 13 de junho, acompanhando toda a estrutura do ‘Maior São João do Mundo’ e levaram os levantamentos para o Ministério do Turismo, para ser acrescido às informações coletadas durante o processo seletivo.

Após a finalização do estudo, os quatro eventos serão classificados em ordem crescente. Entre outras vantagens, os eventos selecionados irão receber recursos federais para investimentos na qualidade e capacitação. O resultado final do estudo será apresentado nos próximos meses.

Agora, com esta comprovação científica, vemos que a realidade apresentada na pesquisa vem sendo decantada há muito: a comparação de Campina Grande com Caruaru só tinha sentido no passado, quando havia uma certa equivalência entre os dois eventos. Mas nos últimos anos Campina se distanciou de Caruaru e, justamente por isso, a rivalidade entre as duas cidades passou a não mais existir.

A não ser na cabeça dos pernambucanos ou de alguns paraibanos que enxergam tudo com os olhos da política miúda, de muro baixo.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PF deflagra 11ª fase da operação ‘Rescue’ contra armazenamento de material pornográfico infantil no Sertão da PB

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26) a 11ª fase da operação ‘Rescue’, com o…

26 de novembro de 2024

PMJP injeta R$ 415 milhões com pagamento de três folhas e premiação a servidores em menos de 30 dias

A Prefeitura de João Pessoa realiza o pagamento dos salários dos servidores referente a este…

26 de novembro de 2024

Operação Stakeholders do FICCO/PB desarticula facção criminosa em João Pessoa e região

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PB) deflagrou nesta segunda-feira (25) a Operação…

26 de novembro de 2024

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram…

26 de novembro de 2024

Com 13 deputados, PSOL decide ter candidato próprio contra Hugo Motta à presidência da Câmara

A bancada do PSol vai lançar o deputado pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) como candidato à…

26 de novembro de 2024

Com obrigatoriedade judicial, CBF pode não garantir continuidade da Copa do Nordeste após 2025

Após cumprir a obrigação judicial de organizar a Copa do Nordeste, a Confederação Brasileira de…

26 de novembro de 2024